Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich) é uma das fotos que comporá o Memorial

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich) é uma das fotos que comporá o Memorial Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich) é uma das fotos que comporá o Memorial Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich) é uma das fotos que comporá o Memorial

Resgatar a história do Centro Universitário Unirg é o principal propósito do Memorial da Instituição, que será inaugurado nesta segunda-feira, 30, às 20h, no Centro Administrativo.

Os 27 anos da Unirg refletem uma trajetória de muitas conquistas para Gurupi e região. Fatos históricos foram destaques ao longo deste tempo e serão expostos permanentemente por meio de fotografias.

O Memorial será no hall de entrada do primeiro piso do Centro Administrativo. Os visitantes poderão conhecer ou relembrar momentos importantes vivenciados desde 1985.

As 40 fotografias que compõem a exposição foram selecionadas por arquivos da Fundação, de professores e de servidores. “As imagens mostram não apenas a evolução histórica da Unirg, como também, suas ações perante a comunidade”, frisou o assessor de comunicação, Heráclito Ney Suiter, organizador do Memorial.

O espaço também comporá a galeria dos presidentes da Instituição. O busto do fundador será a homenagem prestada a Jacinto Nunes da Silva, prefeito do município no período de 1983 a 1988. Vítima de acidente automobilístico, ele morreu poucos meses antes de concluir o mandato.

O evento

A cerimônia contará com a presença de autoridades, dentre as quais: o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, o presidente da Fundação Unirg, Eugênio Pacceli e o reitor do Centro Universitário, Alexandre Dias.

“Durante o evento será feita também, a apresentação e distribuição da publicação institucional sobre o Balanço Social da IES, um retrato fidedigno da importância da Instituição para a região local e para o Estado do Tocantins”, afirmou Suiter.

O Centro Administrativo está localizado na avenida Pará, quadra 20, lote 01, nº 2432, no Bairro Engenheiro Waldir Lins, centro, Gurupi/TO.

Pequeno histórico

A Fundação Educacional de Gurupi (FEG) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich - Gurupi) foram criadas pelo decreto municipal nº 611 de 15 de fevereiro de 1985.

A Faculdade surgiu com objetivo de atender aos estudantes da região que não tinham outras opções para dar continuidade dos estudos, senão sair do município para estudo em outras cidades.

Os cursos de Direito e Pedagogia foram os primeiros e começaram a funcionar em 1985, com 406 alunos.

Em 18 de dezembro de 2003, com respaldo na Lei Municipal nº 1.566, a Fafich-Gurupi teve sua denominação alterada para Faculdade Unirg.

Em 2004, houve a reestruturação do Estatuto da FEG que passou a se chamar Unirg e a ter nova estrutura administrativa.

Em maio de 2008 a Instituição foi credenciada como Centro Universitário, o primeiro do Tocantins credenciado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Atualmente a Instituição conta com cerca de cinco mil alunos, distribuídos em 14 cursos. Trabalham na Unirg aproximadamente 426 professores e 487 servidores do quadro técnico administrativo.

Presidentes

Maria das Dores Braga Nunes – 1986
Lásaro Francisco Mundim – 1989
Verbena Medeiros Brito – 1997
Valnir de Souza Soares – 2001
Ezemi Nunes Moreira – 2005
Marcus Geraldo Sobreira Peixoto – 2009
Celma Mendonça Milhomem Jardim – 2010
Eugênio Pacceli Freitas Coelho - 2011