Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 1, a sessão de abertura do ano Legislativo de 2012. Ao todo, 17 dos 24 deputados participaram da sessão que teve a participação do secretário chefe da Casa Civil, Renan de Arimatéia, lendo a mensagem oficial do governador Siqueira Campos (PSDB).

Em um longo pronunciamento, o secretário abordou todos os pontos positivos e as dificuldades do primeiro ano de gestão de Siqueira, principalmente no que diz respeito a infraestrutura de estradas, educação e saúde. Arimatéia deu amplo destaque, às inovações promovidas no setor agrícola do Tocantins, como o fomento dos projetos rurais, como o projeto de irrigação do São João.

De acordo com o secretário chefe da Casa Civil, a gestão de Siqueira encontrou, logo no início da nova gestão, uma dívida de mais de R$ 660 milhões deixada pela gestão anterior, de Caros Gaguim (PMDB). Deste total, de acordo com Arimatéia, cerca de R$ 300 milhões já foram pagas pela nova gestão, o que possibilitou que o governo reafirmasse os convênios para custeamento dos projetos estaduais. “Os restante da dívida já está em processo de pagamento” completou.

Para a economia do Estado o Secretário destacou a reconquista do crédito do Tocantins após o pagamento dos convênios firmados entre a gestão estadual, federal e iniciativa privada. Além disso, Arimatéia relembrou os programas de governo para a promoção do Agenda Tocantins, que firmou o Plano Plurianual para até 2015.

Além da Casa Civil, a secretaria da Administração também foi representada pelo seu gestor, Lúcio Mascrenhas.