Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O acidente envolvendo um bimotor prefixo PT-EZU no último sábado, 28, no município de Campos Lindos continua sem resposta o que intriga alguns moradores da cidade e principalmente alguns que acompanharam de perto os primeiros momentos após o choque do avião com a rede elétrica depois de uma aterrissagem arriscada.

A rede estava desligada o que evitou danos maiores. Os três ocupantes e o piloto, que não quiseram se identificar, não tiveram ferimentos. O curioso, segundo relatam desde sábado vários moradores ao Conexão Tocantins, é que o avião permaneceu no local sem realização de perícia para apurar as causas do choque. Uma pessoa que também não se identificou permaneceu fazendo a vigilância do avião no local do acidente.

O Conexão Tocantins entrou em contato com o Comando da Aeronáutica para maiores informações sobre o avião e foi informado que tal ocorrência está em investigação pela equipe do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 6), de Brasília (DF), subordinado ao CENIPA. A averiguação já segue em caráter reservado até a sua conclusão, segundo a Aeronáutica.

O Conexão Tocantins conseguiu ainda junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão responsável pelo cadastramento e fiscalização, a matrícula da aeronave no entanto nos dados não consta o nome do proprietário. O avião foi fabricado pela Embaer, é um modelo EMB-810C que pode transportar um número máximo de seis passageiros. A categoria de registro é privada por esse motivo não é divulgada o nome do proprietário da aeronave que tem o número de série 810292.

Os ocupantes da aeronave vieram para Palmas após o acidente sem dar maiores explicações. Uma ex-vereadora da cidade confirmou ao Conexão Tocantins que ajudou na assistência e no retorno dos passageiros para a capital.

Informações de moradores dão conta de que o piloto após o acidente teria perguntado se estava no Maranhão o que pode configurar que a viagem não tinha plano de voo. O piloto, segundo relato de moradores, teria afirmado ainda que tem mais de 30 anos de aviação e em alguns momentos teria se negado a dar maiores informações demonstrando-se bastante irritado.

Em contato com a Infraero, que administra o Aeroporto de Palmas Brigadeiro Lysias Rodrigues, o Conexão Tocantins foi informado que não há nenhum registro de que tal aeronave tenha decolado da capital. Segundo ainda a informação oficial, nunca foi registrado nenhuma saída do avião do Aeroporto de Palmas.

Após a conclusão dos trabalhos dos peritos da área os relatórios finais, com os fatores contribuintes e recomendações de segurança, serão divulgados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).