Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, dia 7, na sala vip da Assembleia Legislativa, entre deputados e representantes de sindicatos de servidores Públicos do Estado do Tocantins definiu o nome de três parlamentares que vão mediar um acordo com o governo sobre a reformulação das tabelas de progressões dos servidores.

Os parlamentares Amélio Cayres (PR), Josi Nunes (PMDB) e o líder do governo, Osires Damaso (DEM), foram escolhidos pelo presidente em exercício desta Casa de Leis, deputado Eli Borges (PMDB), para compor a comissão que vai tratar das reivindicações dos servidores com o secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas, e ouvir a proposta do governo.

Depois de ouvir os representantes, a deputada Josi Nunes sugeriu que seja realizado um estudo para cada tabela que observe as necessidades dos profissionais envolvidos. Já o parlamentar José Augusto Pugliese (PMDB) disse que, apesar de entender os interesses dos servidores, é necessária cautela na hora de calcular os índices de crescimento na carreira. Ele ressaltou a importância de sugerir números condizentes com a realidade em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Osires Damaso concordou com a ponderação de Pugliese e se colocou à disposição das categorias para levar o caso ao conhecimento do governo. Já Eli Borges comentou sobre uma proposta de sua autoria que sugere uma audiência pública para debater o assunto na Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos.

Ele argumentou que, mesmo com a colaboração dos deputados na mediação do contato entre servidores e governo, o tema deve ser discutido amplamente por representantes da sociedade civil organizada, membros de sindicatos, governo e deputados. (Dicom AL)