Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os 23 prefeitos da região Sudeste do Tocantins reúnem-se em Palmas na próxima quinta-feira, 9, para debater estratégias de combate a estiagem que castiga a região todos os anos. O evento tem início previsto para às 8 horas da manhã, no auditório do Memorial Luiz Carlos Prestes, na Praça dos Girassóis.

Na programação disponível no banner do evento, na lateral direita desta página, constam palestras de representantes do Governo Federal e de um prefeito catarinense.

O técnico do Ministério das Cidades, Ernani Ciriaco, falará sobre a importância dos consórcios públicos intermunicipais como estratégia de desenvolvimento regional; e a técnica do Ministério da Integração Nacional, Camila Fasolo, fará uma exposição detalhada sobre o projeto Água Para Todos.

O prefeito Adiérson Bussolaro, de Lindóia do Sul, Santa Catariana, participa do evento como convidado especial para falar sobre a experiência bem sucedida do Consórcio Lambari, que reúne prefeitos da região do Alto Uruguai Catarinense na área de gestão ambiental e que se tornou referência em função dos bons resultados alcançados.

Consórcio Lambari

Lambari é nome de fantasia do Consórcio Intermunicipal de Gestão Ambiental Participativa da região do Alto Uruguai Catarinense criado com o objetivo de desenvolver programas de gestão ambiental de forma participativa com foco na proteção das bacias hidrográficas, visando à melhoria das condições ambientais da região, da qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico e social dos municípios envolvidos no projeto. Com 11 anos de existência o consórcio recebeu em 2003 o prêmio de Gestão Pública e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas pela sua atuação destacada na área ambiental.