Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A deputada estadual, Solange Duailibe (PT), requereu, na sessão plenária desta quinta-feira, dia 9, a celebração de convênio do governo estadual, com a Federação das APAES - Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado do Tocantins -, visando a transferência de recursos para a estruturação dos Centros de Atendimento Educacional Especializado para as Apaes.

“As Apaes são entidades beneficentes, sem fins lucrativos, que prestam um serviço importantíssimo para os portadores de necessidades especiais e seus familiares e precisam do apoio governamental, para afinal, fazerem o dever que é do próprio Estado”.

Exigência

“Para ofertarem de forma regular, a escolarização e o atendimento educacional especializado, é necessário uma infraestrutura física, com equipamentos especializados e veículos para o transporte escolar, que a federação não dispõe ” informa a deputada.

Estruturação

De acordo com a parlamentar, os recursos deverão ser aplicados na ampliação e reforma, construção de sedes próprias, aquisição de veículo para transporte escolar, ambulâncias, ampliação do benefício do programa órtese e prótese e aquisição de equipamentos para funcionamento dos centros de estudos.

Solange explica que, das 45 entidades instituídas no Tocantins, somente 13 contam com sedes próprias. Outras precisam de reformas e ampliação para que possam de adequar às exigências do Conselho Estadual de Educação. (Assessoria de Imprensa Solange Duailibe)