Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Marcus Vinicius

Foto: Marcus Vinicius

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) começa a vacinação contra a raiva animal, na zona rural da capital, nesta segunda feira, dia 13. A equipe de agentes de endemias sairá, às 7 horas, do Centro de Controle de Zoonoses, (CCZ), para início do trabalho de imunização, dos cerca de três mil cães e gatos residentes na região.

“Vamos percorrer várias chácaras e fazendas em busca dos animais que lá residem, para imunizá-los, gratuitamente e protegê-los contra a doença”, destaca Wolney Aires Pedreira, gerente de Vigilância Ambiental da Semus.

Na cidade

Na zona urbana, o índice de vacinação antirrábica ultrapassou a meta determinada pelo Ministério da Saúde de 80%. Foram imunizados mais de 15.300 cães e 2.700 gatos, o que representa cerca de 88% da população canina e felina da capital.

“Continuamos com o posto fixo de vacinação, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e pedimos aos proprietários que ainda não vacinaram seus animais, que levem-nos para serem vacinados” diz o secretário Municipal da Saúde, Samuel Bonilha.

O que é a Raiva?

Doença causada por vírus. Acomete todos os mamíferos, incluindo o homem, é caracterizada pelo comprometimento do sistema nervoso central do animal, sendo sempre fatal, a raiva não tem tratamento, sendo a prevenção a melhor maneira de se evitá-la.

Como é transmitida?

A transmissão do vírus da raiva ocorre pelo contato da saliva do animal doente com a pele ou mucosas lesadas (mordedura ou arranhadura).

Os principais animais responsáveis pela transmissão da Raiva são: cães e gatos e Morcegos Hematófagos.

Sintomas no animal
• Mudança de comportamento do animal que passa a ficar agressivo;
• Atacando as pessoas e outros animais;
• Latido rouco;
• Dificuldade para engolir alimentos e água;
• Salivação abundante;
• Paralisia progressiva.