Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tocantins, por meio do Conselho Regional de Administração do Tocantins CRA-TO, sediará uma das etapas do projeto Plano Brasil de infra-estrutura logística, PBLog, uma iniciativa do Conselho Federal de Administração (CFA), que como um órgão normativo, foi convidado pela presidente Dilma Rousseff para construir o plano com propostas concretas que possibilitem a mobilidade de produtos de forma competitiva em relação ao cenário internacional.

O PBLog será realizado em fases distintas, uma delas é a coleta de todos os CRAs e convidados, as sugestões específicas de cada Estado quanto ao que deve ser incluído no PBLog-CFA em termos de infra-estrutura de transporte (estradas, portos, aeroportos, ferrovias, dutovias e infovias). Esses dados serão repassados durante os cinco seminários regionais, que serão realizados em Porto Alegre, Vitória, Palmas e em Salvador e Manaus.

Parceria

Em Palmas, o seminário será realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, que ficará responsável pela mobilização de pessoas, inclusive, realizando o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação com eixo temático em Logística, previsto para o dia 15 de março. Na ocasião será estabelecida a proposta do Tocantins a ser apresentada durante o encontro regional, que deve ocorrer no início de abril.

Os assuntos pertinentes ao seminário PBLog-CFA, em Palmas, foram discutidos nesta quarta-feira, 8, durante reunião que contou com a participação de representantes do CRA-TO, Fieto, da Unitins, da Secretaria de Indústria e Comércio e da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

“Este é um evento de grande importância para o Estado, pois aqui se consolidará num futuro próximo, vários modais que integrarão todo o País, já que o Tocantins está, geograficamente, em uma localização privilegiada”, diz o presidente do CRA-TO, Rogério Ramos.

Com o PBLog-CFA, espera-se disponibilizar ao Governo Federal e aos demais segmentos da sociedade brasileira, um plano que contenha as sugestões e propostas viáveis para a efetivação de ações capazes de promover a construção da infra-estrutura necessária para resolver problemas crônicos de mobilidade de produtos que têm afetado, negativamente, o ambiente de negócio e reduzido a competitividade do Brasil no cenário internacional. (Assessoria de Imprensa)