Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foi lançado nesta quinta-feira, 16, no auditório da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET), o programa “Ano da Multiplicação dos Peixes”. O Programa é uma parceria entre os governos federal e estadual, que visa incentivar a piscicultura no Tocantins e o aumento da renda de pequenos produtores de peixes do Estado.

O lançamento foi presidido pela senadora Kátia Abreu (PSD), presidente da FAET e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e contou com a participação de secretários de governo, além do superintendente do Banco do Brasil, Roberto Cavalieri e do vice-governador João Oliveria (PSD), representando o governador Siqueira Campos (PSDB).

A meta do programa é, já para o final de 2012, dobrar a criação de peixes e a produção de carne do animal. De acordo com a senadora, atualmente o Tocantins produz uma média de 7 mil toneladas de pescado por ano. “A nossa meta é atingir, até o dia 31 de dezembro, a marca de 15 mil toneladas/ano”, completou.

Ao todo, ainda segundo Kátia Abreu, serão disponibilizados pelo Banco do Brasil, R$ 100 milhões para crédito de pequenos produtores com áreas de produção que variam de 1 a 50 hectares. “Esperamos conseguir beneficiar até mil produtores do Tocantins”, disse.

Além do financiamento para incentivar a produção, o Programa visa, ainda, estabelecer políticas de capacitação de produtores, através de seminários promovidos em 10 cidades do Estado, além de um seminário nacional agendado para o mês de março. “O nosso maior entrave, na verdade, era a questão da licença ambiental que já foi solucionado junto ao COEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente). Hoje temos a melhor e mais prática licença ambiental do Brasil”, explicou.

A longo prazo, a senadora informou que a intenção é colocar o Tocantins entre os cinco maiores produtores de peixes do Brasil. “Hoje, o Estado que mais produz peixe é o Ceará e quase toda sua produção é na água salgada. Nós temos potencial para crescer no setor. Temos água em abundância e nos próximos 5 anos ocuparemos uma das cinco primeiras colocações no Brasil”, informou.