Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o emprego do efetivo administrativo dos quartéis e dos demais órgãos estaduais, Academia Militar, Serviço de Inteligência, Grupos especializados da CIOE – Companhia Independente de Operações Especiais, Cipama, Companhia Aérea, Polícia Comunitária e Proerd, a Polícia Militar enviará reforço para o policiamento durante os cinco dias de carnaval, em Palmas, Paraíso, Porto Nacional, Miracema, Araguaína, Couto Magalhães, Filadélfia, Gurupi, Dianópolis, Araguatins e Xambioá, para garantir o máximo de tranquilidade e segurança à comunidade.

A operação será desenvolvida em parceria comas Polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana, ATR (Agência Tocantinense de Regulação), ATTM (Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade), Detran, Samu, Conselho Tutelar e Prefeituras Municipais.

Além do policiamento ordinário realizado nas áreas comerciais e residenciais, será intensificado o policiamento ostensivo e preventivo nos clubes, avenidas, praias e praças das cidades que sediarão eventos carnavalescos, realização de blitz nas vias e barreiras nas principais saídas das cidades, visando coibir à entrada de qualquer tipo de produto ilícito.

Em Palmas, o policiamento de carnaval a pé e motorizado estará concentrado na Praia das Arnos, matinê na quadra Poliesportiva da 404 Norte; Avenida Teotônio Segurado próximo à Feirado Bosque, Avenida Palmas Brasil na 706 Sul, circuito da Avenida I até a rotatória da Avenida Araguaia no Aureny III, 19º COMADEC – Congresso das Assembleias de Deus da Capital no Ginásio Ayrton Sena e em Taquaruçu.

Para garantir um carnaval seguro e organizado, a Polícia Militar reuniu-se com as demais forças de segurança e os organizadores da festa, onde foram definidos, principalmente, os pontos de fiscalização e as regras a serem obedecidas pelos foliões como medidas de segurança. Ainda foi realizada a operação carnaval seguro nos dias 10 e 11, em Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Miracema do Tocantins.

Na tarde desta quinta-feira, dia 16, as tropas se reuniram, em Palmas, com o Comando Geral e no interior, com os comandantes de Unidades, onde foram acertados os últimos detalhes da operação.

Ainda lembrando da responsabilidade de cada um, a Polícia Militar adverte, que a alegria não combina com armas, drogas, arrogância, brigas, confusões e porte de objetos que ofereçam riscos às pessoas. Ressaltando que para se ter um carnaval seguro é preciso que cada um exerça o seu direito de cidadão respeitando o direito dos outros, convivendo em harmonia, colaborando com os órgãos de segurança, acatando as orientações das autoridades em cumprimento da legislação em vigor.

Dicas de segurança

PARA VOCÊ:

Prudência: mantenha a calma em qualquer situação, pois sua vida e a vida de quem você ama são bens insubstituíveis;

Moderação: no consumo de bebida alcoólica, no uso e ostentação de objetos pessoais como celulares e joias, além de dinheiro e cartões de crédito; obedecendo aos limites de seus recursos, de seu corpo e usando bom senso no exercício de seus direitos individuais;

Proteção pessoal: cuide de seus objetos e porte seu documento de identidade. Evite locais, hábitos, horários e atitudes que possam causar-lhe problemas.

Proteção de sua família e amigos: cuide e oriente a quem você ama, ande sempre que possível acompanhado. Saiba onde e com quem estão seus filhos, identificando as crianças com pulseiras contendo nome dos responsáveis, telefone e endereço.

PARA O SEUVEÍCULO

Prudência: mantenha em local seguro e não deixe no veículo: chave-reserva e a documentação. Esteja atento para a manutenção geral, o bom estado dos equipamentos obrigatórios de segurança e a condução dos documentos como a CNH IPVA. Ao estacionar, mesmo que por curtos períodos, leve consigo as chaves do carro, checando se trancou e acionou alarme e travas; bem com se não deixou crianças no seu interior.

Moderação: no uso da violência, sinais sonoros, som automotivo, seja educado e dê exemplo de civilidade, inclusive, de educação ambiental.

Proteção: estacione em locais iluminados e com movimento, evitando deixar objetos expostos no interior do veículo. Desatenção, pressa e bebida alcoólica são péssimas companhias de viagem; esteja sempre atento e sóbrio ao dirigir.

PARASUA CASA

Prudência: ao sair, leve consigo: chaves e documentos necessários; deixe pessoas de confiança com cópia das chaves e instruídas para ligar e desligar luzes em horários adequados, disponibilizando seus contatos e do local onde ficará durante o período.

Moderação: guarde objetos de valor em locais seguros e comunique sua saída apenas a pessoas de sua confiança, optando por colocar malas e sacolas nos veículos em horários seguros e evitando fazer este procedimento à vista de curiosos.

Proteção: atente para os registros de gás e de energia, bem como, cheque o trancamento de janelas e portas. (Ascom PM)