Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Palmas vai sediar o maior evento do voluntariado da América Latina – a 56ª edição do CONCAFRAS/PSE – Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza – Promoção Social Espírita, que acontece, a partir deste sábado, 18 ao dia 23, nas dependências do Instituto Federal do Tocantins - IFTO. A abertura acontece às 20 horas, no ginásio do IFTO.

Segundo Neiber Garcia, presidente da comissão organizadora, o evento tem como finalidade, formar pessoas experientes no voluntariado, para atuarem em todo o Brasil e em alguns países latino-americanos.

Cursos abrangentes

“Serão capacitados voluntários em diversos níveis e áreas de atuação, desde as que desenvolvem atividades com crianças, até aquelas que lidam com gerenciamento e captação de recursos, para instituições não governamentais, filantrópicas” – explica.

O encontro, de acordo com o presidente, vai reunir mais de 2.000 pessoas, oferece 130 cursos e palestras que abordarão diversos temas específicos, como educação, família, administração, caridade, mediunidade, entre outros.

Teoria e prática

“As aulas teóricas acontecem no período da manhã, ministradas por professores voluntários, vindo de todos os estados brasileiros. As aulas práticas ocorrem no período da tarde, em várias localidades de Palmas, aonde os congressistas vão a campo, para praticar o que foi estudado. À noite, os concafreiros se reúnem para sanar dúvidas, contar e trocar experiências”, ressalta Neiber Garcia.

Destaque familiar

Com o tema “Honrai a vosso pai e a vossa mãe”, a edição deste ano vai trazer ainda, a reflexão da convivência em família, do respeito e auxílio mútuos, na construção de uma sociedade mais justa, espiritualizada e fraterna.

Resultados

Com número crescente de participantes, tem assistido a inúmeras pessoas em situação de risco e de vulnerabilidade social. Como resultado desses encontros, além da formação e aperfeiçoamento do voluntariado, inúmeras instituição têm sido edificadas em todo o Brasil.

Instituições

Aqui em Palmas, vários postos de assistência e de promoção social foram implantados, sobretudo nas regiões de maior carência social, como Jardim Taquari, Jardim Aureny III, Jardim Aeroporto, Lago Sul, Taquaralto, Taquaruçu e quadra 409 Norte. Essas instituições estão ligadas aos Centros Espíritas: Caridade, o Caminho; Maria de Nazaré e Casa do Caminho, que também são promotores da 56ª CONCAFRAS-PSE.