Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Os alunos do curso técnico em Agropecuária, do Colégio Estadual Agropecuário de Natividade, região Sudeste do Tocantins, estão cultivando hortaliças irrigadas em uma área de 0,5 hectare. O sistema utilizado é de irrigação por aspersão e foi desenvolvido pelos próprios alunos sob a orientação da professora Kellem Cristina Machado, como parte das atividades da disciplina de olericultura.

Foram plantadas alface, rúcula, couve, batata, maxixe e vários tipos de pimenta. A produção faz parte do cardápio da alimentação dos estudantes e o excedente é doado a instituições filantrópicas. O projeto já virou referência para produtores da região que sempre vão ao local em busca de novas técnicas de produção de horta.

Forragem

Com o propósito de garantir uma adequada alimentação ao rebanho bovino do Colégio Agropecuário de Natividade, os alunos dos cursos técnicos em Agropecuária e Zootecnia participaram recentemente de uma aula prática da disciplina de forragicultura. Os alunos produziram forragem a partir da trituração de plantas como o milho e sorgo.

Sob a orientação de professores como o zootecnista Fábio Suarte, o engenheiro agrônomo Dirsomar Viana, e o veterinário Ueslei Mazoni, os alunos aprenderam sobre a produção de silagem, a conservação de forragens, as formas de ensilagem e, como essa técnica pode ser uma estratégia de planejamento alimentar para o período de seca, época em há escassez de pasto.

O processo de ensilagem é caracterizado pela fermentação anaeróbica dos carboidratos solúveis da planta, os quais são convertidos em acido lático, reduzindo o PH – Potencial de Hidrogênio da planta. (Secom)