Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A agricultura familiar é responsável por uma parte significativa da produção hortifrutigranjeiros consumidos em Palmas, e dessa forma a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Sagri), tem incentivado o pequeno produtor da zona rural, com o intuito de fortalecer o setor e implementar ações que promovam a diversificação da economia na região.

Esforços para contribuir com essa parte da economia palmense foram realizados ao longo de 2011 e somente no ano passado cerca de 1570 produtores rurais foram beneficiados com prestação de serviços de tratores, visando ao preparo do solo para o plantio, totalizando 3.030 horas de uso do maquinário, além de um total de 2010 hectares de terreno preparado.

Do total de produtores que tiveram o apoio da Prefeitura, o montante de1506 agricultores faz parte de 41 associações. Os outros 70 produtores atendidos não estão ligados a associações, mas foram atendidos em razão do programa de incentivo à agricultura familiar.

De acordo com o secretário municipal Joel Borges, o atendimento médio às associações, com a prestação de serviços dos tratores ao longo do ano, foi de três. “Buscamos fomentar todas as formas de organização comunitária, a exemplo das associações e assim incrementar atividades que objetivam o crescimento da produção e produtividade das culturas, criações e outras formas de produção que gerem renda em nossa economia”, explicou o secretário, complementando que a intenção para 2012 é aumentar o número de atendimentos aos pequenos produtores. (Ascom Sagri)