Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia



A ação FNO-Itinerante do Banco da Amazônia atingiu no ano passado mais de mil pequenos produtores rurais, agricultores familiares, pescadores, ribeirinhos, micro e pequenos empresários e empreendedores individuais dos municípios: Santa Rosa do Purus (AC); Manaquiri (AM); Oiapoque (AP); Curionópolis, Faro e Terra Santa (PA); Alto Paraíso (RO); Pacaraima (RR); e Rio da Conceição (TO).

Esta ação é realizada pelo Banco da Amazônia que disponibiliza suas linhas de financiamento e presta esclarecimentos à população de como obter o crédito, realiza visitas a empreendimentos rurais, empresários e microempreendedores individuais.

De acordo com o gerente de Gestão de Programas Governamentais, Oduval Lobato, a ação FNO-Itinerante traz resultados positivos tanto para a sociedade quanto para o Banco, pois a comunidade conhece as linhas de crédito que estão disponíveis para que possam realizar seus negócios.

A ação FNO-Itinerante desenvolveu-se através da realização de seminários de sensibilização, os quais tem se mostrado concorridos e proveitosos, que tem como propósito disseminar os recursos do FNO nos municípios da Região Norte, principalmente naqueles classificados pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) como de baixa e média renda, prioritariamente em atendimento aos segmentos produtivos de menor porte (micro e pequenas empresas, mini e pequenos produtores rurais, agricultores familiares e empreendedores individuais).

“O FNO-Itinerante tem como proposta o aumento da demanda por investimentos de longo prazo nos estados e o incremento do volume de recursos destinados às diversas atividades econômicas, com geração de emprego e renda, contribuindo, dessa forma, para a redução dos desníveis socioeconômicos intrarregional”, explicou Oduval Lobato.

Ele acrescenta que a informação de que apesar das dificuldades de acesso a vários municípios da Região Norte, o banco tem conseguido ampliar o atendimento aos micro e pequenos empreendedores regionais, possibilitando o acesso ao crédito a um público ainda não atendido com os recursos do Fundo, especialmente nos municípios mais carentes.

Esta ação é realizada em parceria com o Ministério da Integração Nacional e Sebrae, e com o apoio dos Governos Estaduais e Municipais, parceiros institucionais locais e sociedade civil organizada.