Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Paranã foi o primeiro a receber, nesta semana, da equipe da Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult), através da Superintendência de Patrimônio Material e Imaterial, os resultados do projeto Sussia - A interregionalidade de uma forma expressão cultural.


Na ocasião foi realizada a exibição do documentário Sussia do Tocantins, aberta a exposição fotográfica e feita a entrega dos livretos e DVDs do vídeo à comunidade.


Representando a Secult, participaram da cerimônia, o superintendente de patrimônio material e imaterial, Antonio Miranda; Eliane Castro, antropóloga e socióloga, coordenadora do inventário da sussia; Luciano Pereira, coordenador de preservação do patrimônio cultural; representando o município, a prefeita Edymée de Cássia Tocantins e a secretária de cultura do município, Ana Teodora Viana Camelo.


Após uma breve explicação sobre o projeto e a metodologia usada até chegar a Paranã, com os resultados do inventário, Eliane Castro agradeceu o apoio do poder público local, a comunidade e todos que participaram do projeto.
Antônio Miranda ressaltou a importância da comunidade no resguardo de sua cultura e a singularidade com que é realizada esta expressão cultural no município. A prefeita agradeceu o empenho do Governo do Estado no registro e fomento da cultura local, momento em que a equipe da Secult entregou a Edymée exemplares do kit, DVD e livreto para serem distribuídos na comunidade e ao mestre susseiro Laurindo Teixeira, representando todos que realizam a suça na cidade. “Agradecemos o Governo e a Kátia Rocha pelo trabalho desenvolvido em Paranã. Ficamos felizes em receber um projeto como este em nosso município”, agradeceu a prefeita.


Documentário


A exibição do documentário causou comoção geral na platéia presente, de aproximadamente 150 espectadores que se emocionaram ao assistir os depoimentos, perceber as diferenças existentes na forma de representar a sussia em cada município. Sorrisos, gargalhadas e comentários eram o termômetro do interesse do público pelo vídeo. “Foi emocionante perceber as reações do público com o vídeo”, comemorou a coordenadora do projeto. Após a exibição, o povo paranãense pôde conhecer a exposição fotográfica que foi montada na sede da Secretaria de Cultura da cidade. Percorrendo pela exposição, as pessoas se encantavam com as imagens captadas durante o Inventário.


Em agradecimento ao trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, em Paranã, populares formaram uma grande roda de sussia. Dona Modestina Pereira da Silva, mestre susseira, encantou a todos dançando com sua filha e neta, dando a maior prova da continuidade da tradição. À noite o evento foi encerrado em uma grande festa em celebração à cultura do Tocantins, mostrando a vontade de seu povo em preservar sua identidade, a força de seus bens culturais.


A equipe da Secult ainda visitará cinco municípios do Estado até o final do mês de março, sendo as cidades: Almas, Arraias, Monte do Carmo, Natividade e Santa Rosa do Tocantins.(Ascom Secult)