Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O Ensino a Distância gratuito chega a Alvorada, no Sul do Estado, com a inauguração na noite da última sexta-feira, 24, do polo de Educação a Distância do município. A inauguração foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura local e o Governo Estadual por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia.

O polo conta com um laboratório de informática com vinte e cinco computadores conectados à internet, uma Secretaria Acadêmica, sala para Tutores, sala para a Coordenação, biblioteca e área de convivência.

Durante a inauguração o secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Luiz Carlos Borges da Silveira, disse que o pólo de Alvorada faz parte da missão do governador Siqueira Campos em levar cursos profissionalizantes nas modalidades à distância e presencial para todas as regiões do Estado.

“Os pólos de Educação a Distância estão presentes em 21 cidades em todas as regiões do Tocantins, nós temos parcerias com o IFTO – Instituto Federal de Educação e universidades públicas como a Unitins – Universidade do Tocantins e Universidade Federal do Tocantins para oferecer cursos Técnicos, de Graduação e Especialização de graça para os moradores, principalmente para os jovens que precisam aprender uma profissão e se qualificar para ter espaço no mercado de trabalho” disse o secretário da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira.

“Esta sexta-feira, 24, é uma data importante para a comunidade alvoradense, pois, passa a contar com um espaço para se profissionalizar e, se preparar para o futuro. Estou muito feliz em poder contribuir com a instalação deste polo de Educação a Distancia”, ressaltou o prefeito de Alvorada, Reginaldo Martins.

O estudante de Alvorada, Justino Nunes, comentou que não quer perder a oportunidade de fazer um curso Técnico no pólo que acaba de ser inaugurado em sua cidade. “Estou fazendo um cursinho preparatório organizado pela coordenação deste polo e vou participar do processo seletivo que o IFTO estará realizando no dia 25 de março”, comentou o estudante que se inscreveu para o curso Técnico em Segurança do Trabalho.

O polo de Educação a Distância de Alvorada já está com inscrições abertas para os cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, Serviços Públicos e Controle Ambiental. Estão sendo ofertadas 120 vagas pelo IFTO por meio da Rede e-Tec – Escola Técnica Aberta do Brasil. As inscrições podem ser feitas na sede do polo na Av. Peixe, Nº 07, Quadra 31, até o dia 11 de março.

Inscrições Abertas

O IFTO – Instituto Federal de Educação, e a Secretaria da Ciência e Tecnologia estão ofertando ao todo 950 vagas para cursos Técnicos a Distância. Além de Alvorada, os cursos são oferecidos aos moradores de Paraíso, Porto Nacional, Natividade, Taguatinga, Dianópolis, Colinas, Gurupi e Pedro Afonso. As inscrições podem ser feitas no site seletivos.ifto.edu.br. O valor da taxa é de R$ 20,00, porém os cursos são gratuitos.