Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após passar por Paranã, o projeto Sussia - A interregionalidade de uma forma expressão cultural, nesta terça-feira, dia 28, chega a Almas, município a 275 km da Capital. A população almense recebe do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult), vídeo documentário, exposição fotográfica e livretos que retratam os resultados alcançados pelo Projeto.

Como em Paranã, técnicos da Superintendência de Patrimônio Material e Imaterial farão exibição do vídeo, abertura da exposição fotográfica e doação de kits com livreto e DVDs à comunidade. O Projeto permanece em Almas até o dia 3 de março de onde parte para Natividade.

Sobre o Projeto

O projeto de pesquisa da sussia foi aprovado pelo Ministério da Cultura, através do Convênio 702592/2008, em parceria com a Fundação Cultural do Estado do Tocantins. Desde 2009, uma equipe de técnicos da Secult vem realizando as etapas do projeto com um trabalho minucioso de pesquisa e registro junto aos municípios de Arraias, Paranã, Almas, Natividade, Santa Rosa e Monte do Carmo. O inventário produzido por meio de entrevistas com a comunidade, pesquisas, fotografias e a produção do vídeo documentário, descreve as características e peculiaridades desta importante manifestação cultural do Tocantins. (Ascom Secult)