Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O engenheiro agrônomo Leandro Simões planta abacaxi há 12 anos e agora investe na irrigação para aumentar seus lucros. “A grande vantagem da irrigação é que você tem o fruto para vender na entressafra. Assim, cobrimos uma demanda e ainda ganhamos mais, por cada fruta, do que na safra comum”, explica o produtor, que também planta abacaxi no sequeiro.

O criador de gado leiteiro de Aparecida do Rio Negro, Iraci dos Santos, agora tem pasto verde e vacas gordas durante todo o ano. “Antes a produtividade era de cinco litros por dia e agora são 12 litros, em média”, comenta o produtor, que, além de investir em irrigação, trabalhou com melhoramento genético.

Por causa de exemplos como esses a Superintendência de Irrigação e Drenagem da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário aposta num crescimento de 20% nas áreas irrigadas do Tocantins, em 2012. “Estamos confiantes porque o produtor quer investir na irrigação e tem buscado tecnologia para isso”, afirmou o secretário da Agricultura, Jaime Café, completando que o assunto será tema da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária 2012.

O Tocantins possui cerca de 90 mil hectares de áreas irrigadas. Os principais produtos cultivados nessas áreas são: arroz, feijão, soja para semente, milho, cana-de-açúcar e frutas.

Outros pontos favoráveis para o desenvolvimento do setor são as linhas de crédito, como o Moderinfra - Programa de Incentivo à Irrigação e Armazenagem, do Governo Federal, que disponibilizará aos produtores, neste ano, até R$ 1,3 milhões. O financiamento, com uma taxa de juros de 6,75% ao ano, é voltado para investimentos em implantação, reforma recuperação, adequação e modernização dos sistemas de irrigação e armazenagem.

Projetos
Além disso, o Governo do Estado, em parceria com a União, desenvolve três projetos voltados para agricultura irrigada: o São João (Porto Nacional), Sampaio (Bico do Papagaio) e o Manuel Alves (Sudeste), e tem trabalhado pela implantação do Prodoeste e na revitalização do projeto Rio Formoso. (Ascom Seagro)