Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Gurupi é o maior colégio eleitoral do sul do Estado

Gurupi é o maior colégio eleitoral do sul do Estado Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Gurupi é o maior colégio eleitoral do sul do Estado Gurupi é o maior colégio eleitoral do sul do Estado

Com a entrada do mês de março, os cenários para as eleições municipais de 2012 começam a se desenhar por todo o Estado. No sul do Tocantins, nos 16 municípios que compõem a regional, o destaque é o município de Gurupi. Lá, até o momento, pelo menos oito pré-candidatos já demonstraram interesse em concorrer à cadeira maior do Executivo municipal. De acordo com a deputada Josi Nunes (PMDB), só da base de seu partido são cinco nomes em condições de vencerem as prévias e chegarem ao pleito de outubro. O vereador peemedebista, Kita Maciel, tem circulado como um dos nomes fortes da legenda na cidade.

No entanto, também da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo do Dertins (PPS), em entrevista recente ao Conexão Tocantins, já havia informado que não descarta a possibilidade de se candidatar a prefeito de Gurupi. Além disso, o deputado destacou que o partido possui bons nomes para concorrerem nas eleições de 2012, como o vereador Dennis Teixeira.

A eleição em Gurupi ainda ganha um tempero a mais por conta da entrada do deputado federal Laurez Moreira (PSB) no processo. Laurez tem deixado clara a todo momento sua intenção de chegar ao paço municipal. O deputado ainda descartou a possibilidade de compor com o grupo da base de Siqueira Campos (PSDB) e frisou que espera ter o PMDB numa possível cabeça de chapa, como vice.

Definição amanhã

Josi destacou, ainda, que está prevista para amanhã, reunião entre todos os partidos da base do PMDB para definir os critérios para a escolha do candidato, além da data limite para divulgação do nome escolhido pelo grupo. “As duas primeiras reuniões foram coordenadas pelo PMDB. Já esta terceira, quem coordena é o PT”, informou.

Base de Governo

Já na base de governo, Gurupi conta com nomes de peso também para a disputa eleitoral de outubro. A ex-primeira-dama da cidade e ex-secretária de governo, Goiaciara Cruz (PR), já vinha ventilando como um dos principais nomes a concorrer à prefeitura da cidade. Goiaciara, inclusive, tem sido sondada para compor chapa com o empresário e pré-candidato do PSDB na cidade, Osvaldo Stival.

Stival, aliás, tem corrido, com velocidade, por fora na disputa eleitoral. O empresário tem deixado claro que espera o apoio da ex-primeira-dama de Gurupi, além de manter contato com o atual prefeito, Alexandre Abdalla (PR).

Outros municípios

Nos demais 15 municípios da região Sul, a disputa também começa a ganhar competidores. Josi informou que o PMDB já está com os nomes encaminhados em pelo menos 13, faltando definir alguns detalhes somente nas cidades de Sandolândia e Aaguaçu. “No mais, temos candidatos do partido, ou de partidos aliados”, completou.