Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins, reuniu-se nesta última quarta-feira, dia 7, com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Tocantins, professor Erialdo Augusto Pereira, representando a UTC Engenharia – empresa responsável pela construção da BAPON, Base da Petrobrás em Porto Nacional – com as comunicadoras sociais, Aldeídes Silva e Eliane Lichtenberg e o secretário municipal de cultura e turismo, Jefferson Lopes.

Durante a reunião foi firmada uma parceria entre a Prefeitura de Porto Nacional, a UTC Engenharia, o IPHAN-TO e o Senai - TO, para a realização da restauração do prédio onde funcionava o Abrigo João XXII, no polígono tombado do Centro Histórico de Porto Nacional.

Da parceria ficou acertado que o Senai irá realizar em Porto Nacional, cursos para qualificar carpinteiros, pedreiros e pintores; a UTC dará suporte ao curso com os materiais necessários e a Prefeitura garantirá a permanência dos participantes do curso nos serviços de restauração do prédio.

Conforme a comunicadora social da UTC, Eliane Lichtenberg, a obra está prevista para durar 4 meses e a secretaria de cultura e turismo realizará um envolvimento com a comunidade, através de visitas guiadas de crianças, alunos e acadêmicos na obra. Ela esclareceu que a UTC Engenharia, responsável pela construção e montagem da Bapon para a BR Distribuidora, possui um trabalho de responsabilidade social de deixar uma semente positiva e boa para a cidade, considerando a passagem da UTC pelo município é efêmera.

Para Porto Nacional, ficará o benefício da restauração do prédio onde se localizava o Abrigo João XXIII, que será utilizado em parte, para a Associação Beneficente São Vicente e para a Secretaria de Cultura e Turismo, onde funcionará o administrativo e loja de artesanato. Além da obra restaurada, Porto Nacional, contará com mais mão de obra qualificada para construção civil. (Assessoria de Imprensa)