Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins-Adtur, assinou, nesta quinta-feira, dia 08, Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público Estadual (MPE) e outras instituições. O documento prevê a implementação de grupo de trabalho interinstitucional de estudo, que atuará no desenvolvimento de métodos e parâmetros objetivos, que embasem e garantam maior segurança e confiança nas decisões que envolvam a defesa e preservação do meio ambiente.

O presidente da Adtur, Lucio Flavo Adorno, endossou a preocupação imediata da equipe no resguardo de ecossistemas do Tocantins e a responsabilidade para com a valoração ambiental. O gestor disponibilizou cadastro existente no órgão para colaborar com a orientação e capacitação de prestadores de serviços e pessoas físicas sobre os valores e conhecimentos de manejo dos recursos naturais do estado.

Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional ao Meio Ambiente, procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, presente à reunião, “este é um trabalho marcante e produtivo que se iniciará a partir desta assinatura”. A equipe deve fomentar discussões no meio institucional, seminários científicos e a capacitação técnica de acadêmicos, profissionais e servidores públicos. Cada instituição que compõe o grupo vai disponibilizar profissionais para as demandas.

Assinaram o Termo de Cooperação o procurador geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, o procurador chefe da República no Tocantins, João Gabriel Morais de Queiroz, o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, Lucio Flavo Marini Adorno, o superintendente do Ibama, Joaquim Henrique Montelo Moura, o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Kardec Martins Barbiero, a diretora do Instituto de Criminalística, Deusamar Soares de Sousa, o secretário municipal de Meio Ambiente, Pedro Duailibe. Também assinarão o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu Morais Rodrigues e o secretário estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende. (Ascom Adtur)