Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Comissão de Direitos Humanos realizará na próxima segunda-feira, 12, às 9h, audiência pública para debater sobre possíveis causas do elevado número de suicídios de índios da etnia Karajá, na Ilha do Bananal, Tocantins.

O senador Vicentinho, que quando deputado federal foi responsável na Câmara pelo relatório da CPI da Subnutrição e Morte de Crianças Indígenas, está preocupado com a situação. Autor do requerimento que solicitou a audiência, o senador tocantinense afirma que a situação na Ilha do Bananal é muito preocupante.

"Somente nos primeiros meses de 2012, ocorreram quatro casos de sucídios entre jovens indígenas na Ilha do Bananal e mais seis tentativas de suicídio. A situação é alarmante. Informações repassadas pela própria comunidade apontam que, desde de julho de 2011, já foram sete o número de jovens que provocaram a própria morte. Os índios estão preocupados e temem que novos episódios aconteçam dentro da aldeia", informa o senador Vicentinho.

Para a audiência pública foram convidados representantes de órgãos federais e estaduais ligados à questão indígena no país e caciques de comunidades indígenas tocantinenses. Está confirmada a presença de Cleso Fernandes Moraes, Coordenador Regional da Funai – Tocantins e outras autoridades. (Asco Vicentinho Alves)