Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura



Neste sábado e domingo, 10 e 11 de março, o Teatro SESC Palmas recebe a peça “Besouro Cordão de Ouro” que narra a história do capoeirista Besouro Cordão-de-Ouro, herói popular que viveu e construiu sua lenda em terras baianas, no final do século XIX e início do século XX. As sessões acontecem no dia 10 de março, às 20h e no dia 11, às 16h e às 18h. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Os ingressos são limitados e serão entregues uma hora antes do início do espetáculo.

Com a participação ativa da plateia, o espetáculo narra a história do capoeirista Manuel Henrique Pereira, conhecido como Besouro Cordão-de-Ouro. Os espectadores ouvem a trajetória do protagonista em uma conversa direta com os oito atores, como se participassem de seu velório. Embaladas ao som de berimbaus e atabaques, as canções estimulam a integração e transportam o público para séculos atrás.

Para a promotora de artes cênicas do Sesc, Alessandra Britez, a peça estimula a discussão de grandes temas. “A peça traz diversos elementos históricos e apresenta um resgate de nossa história recente. Os escravos contribuíram em grande parcela para a construção de nossa cultura e o preconceito vivido pelos africanos naquele tempo é mostrado na peça de maneira bem intimista”, avaliou Britez.

A duração da peça é de 90 minutos e a direção é de João das Neves com texto de Paulo César Pinheiro.