Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O Cine SemTela começa as apresentações em 2012 no mês de homenagens à mulher, apresentando o filme de Marcelo Silva,"Raimunda Quebradeira"em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres comemorado no último dia 8 de março.

Desenvolvendo um papel simbólico de valor nacional, Dona Raimunda elevou a luta das quebradeiras de coco babaçu ao patamar de bastião da preservação dos babaçuais e do pleno direito ao extrativismo sustentável.

Depois do filme acontecerá um debate que contará com o próprio diretor do filme “Raimunda Quebradeira”, membros da equipe de filmagem, além da Marcha Mundial das Mulheres representado por Gilmara Apolinário Reis e Aline Kelly do Grupo Feminista Dina Guerrilheira.

A programação contará ainda com as presenças confirmadas de várias mulheres: a jornalista Carol dos Anjos, a diretora de comunicação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Jaqueline Carrara, Patrícia Ströler representando o Centro de Imagem e Som e o Festival Chico, a cineasta Yonara Aniszewski, Dani Braga e Marina Galvão do movimento LGBT, Rose Daynne Santana coordenadora da comunicação da CUFA e Cynthia Mara Miranda, doutoranda em ciências sociais.

Nada formal os debates são concorridos e absolutamente democráticos, caminhando livremente entre o filme e seu conteúdo. Desta vez será aliada a temática do filme à importância das mulheres estarem ocupando espaço na sociedade e da luta para tentar torná-la mais igualitária.

Próximo Domingo

No próximo domingo, 18/03, é a vez do documentário de Eduardo Coutinho"Jogo de Cena"em comemoração ao dia mundial do Teatro, nessa sessão contaremos com a presença de atores e diretores de teatro além da presença confirmada de Wertem Nunes, ator e promotor cultural da área de cinema do Sesc-to.

Peculiar e extremamente autoral o documentário parte de uma proposta simples:Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram suas histórias de vida num estúdio. Em junho de 2006, 23 delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, ao seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas. Teatral – o cenário é extamente o palco do Teatro Glauce Rocha, no Rio – o filme navega entre a realidade e a ficção na medida em que atrizes se alternam com personagens reais para contar a estória daquelas mulheres. Andréa Beltrão e Marília Pêra lideram o elenco de grande sensibilidade. Melhor homenagem ao teatro seria difícil.

Encerra a programação no Cine SemTela na praça no último domingo do mês, 25, prestigiando o dia do circo comemorado também em 27 de Março, o já consagrado filme dirigido por Selton Mello" O Palhaço", tendo no elenco o próprio diretor e nada menos que Paulo José em personagem chapliniano memorável, Tonico Pereira (Grande Família), Teuda Bara (Grupo Galpão) e um surpreendente Moacir Franco no papel de delegado.