Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica


A presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), senadora Kátia Abreu, lança, nesta terça-feira dia 13 de março, durante o 6º Fórum Mundial da Água, que acontece em Marselha (França), o projeto Área de Proteção Permanente do Mundo. A iniciativa tem por objetivo propor um debate em nível mundial sobre a proteção das nascentes, de margens de rios e das áreas de recarga dos aqüíferos que, no Brasil, se chamam Áreas de Preservação Permanente (APPs). São áreas frágeis, de preservação obrigatória, das quais depende o bom funcionamento do ciclo hidrológico. O lançamento ocorrerá durante palestra da presidente da CNA sobre o tema “Agronegócio Brasileiro: Construindo Soluções para Proteção e Uso Sustentável da Água no Campo”, das 12h às 13h45, no Pavilhão Brasil, onde mais de 40 instituições públicas e privadas brasileiras apresentarão seus projetos de responsabilidade ambiental.

Ao protagonizar a discussão sobre o tema, a CNA pretende mostrar que o País dá exemplo de conservação ambiental ao mundo, além de estimular e intensificar o diálogo sobre o tema na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. “A maior agricultura tropical do planeta não pode ficar de fora deste tipo de discussão. Por isso, vamos mostrar que o produtor rural brasileiro dá exemplo de preservação de água ao mundo, mas precisamos que os outros países façam o mesmo para proteger seus recursos naturais”, enfatiza a senadora.

A presidente da CNA lembra que o Brasil utiliza apenas 27,7% do seu território para atividades agropecuárias, conseguindo manter assim 61% do seu território preservado. Graças a esse esforço de preservação, os 12% da água doce do mundo, que estão em rios e lagos brasileiros, estão bem protegidos. “Trata-se de um potencial que pode e deve ser explorado com responsabilidade”, afirma a senadora.

Na ocasião, a senadora falará sobre o Projeto Biomas, desenvolvido pela CNA em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para colocar à disposição dos produtores rurais soluções técnico-científicas que darão ainda melhores condições à prática da produção sustentável e a preservação da água nas propriedades rurais dos seis biomas brasileiros. O projeto também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Monsanto e John Deere. Ainda no Pavilhão Brasil, a CNA será responsável pelo Espaço Brasil Gourmet, local onde ficarão expostos produtos do agronegócio brasileiro, como forma de apoiar a promoção dos produtos brasileiros no exterior.

O 6º Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC, sigla em inglês), do qual a CNA passou a fazer parte no ano passado, após aprovação unânime da direção da entidade, para contribuir com a busca de soluções para superar o desafio de alimentar nove bilhões de pessoas no mundo, em 2050, ampliando a produção de grãos e carne em um horizonte de gestão eficiente dos recursos hídricos. O WWC reúne instituições de vários países e há mais 15 anos promove discussões sobre gestão eficiente e aproveitamento dos recursos hídricos.

A sexta edição do Fórum será voltada para três temas: Boa Governança, Contribuição para Desenvolvimento Econômico e Preservação. No contexto regional das Américas, serão priorizados seis temas: Água e Saneamento, Água e Adaptação às Mudanças Climáticas, Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Água para Alimento, Água para Energia e Melhoria da Qualidade dos Recursos Hídricos e Ecossistemas. A estimativa é de que 20 mil pessoas de 140 países participem do evento, em busca de alternativas para assegurar o uso racional dos recursos hídricos, diante da crescente demanda mundial por água nas próximas décadas. (Assessoria de Imprensa)