Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, de entidades financeiras, de empresas de assistências técnicas e de órgãos ligados ao atendimento dos agricultores familiares se reúnem nesta quinta-feira, dia 15, e sexta, 16, a partir das 8 horas, para planejar o POA – Plano de Operação Anual. A reunião acontecerá no Hotel Arco Íris, em Palmas.

O encontro tem como objetivo planejar as ações de 2012 para atender os agricultores que fazem parte do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Na pauta da reunião, serão debatidas as políticas públicas de desenvolvimento para os produtores; mobilização; cadastros; serviços de ATER – Assistência Técnica Rural e execução das atividades. Também serão abordadas as linhas de crédito do Pronaf – Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar.

Participam da reunião, a Seagro, o Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Delegacia do MDA –Ministério do Desenvolvimento Agrário, Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Incra – Instituto de Colonização e Reforma Agrária, empresas de assistência técnica, entre outros órgãos.

POA

O POA é um importante instrumento de gestão do Programa, previsto do PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário, conforme Regulamento Operativo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, onde os estados deverão elaborar seus Planos Operativos Anuais do PNCF, os quais deverão contar com a participação das representações dos trabalhadores rurais, agentes financeiros, movimento sindical, delegacias do MDA, rede de ATER, articuladores dos Territórios da Cidadania, dentre outros parceiros do PNCF. Além de definir estratégias acerca da operacionalização do Programa e as metas físico-financeiras.(Ascom Seagro)