Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O apoio automático do PR ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) está encerrado segundo o líder do PR, senador Blairo Maggi (MT) informou nesta quarta-feira, 15. O presidente nacional do partido, senador Alfredo Nascimento (AM) quer que o partido fique independente.

No senado, dos seis parlamentares da legenda, dois são do Tocantins: João Ribeiro e Vicentinho Alves. Os dois senadores vão se pronunciar nesta manhã sobre o assunto mas conforme apurado nos bastidores a tendência dos tocantinenses é de assumir postura de independência preservando as boas relações com os governos e ministros.

Ribeiro era até recentemente líder da bancada do Tocantins e tem bom relacionamento e proximidade com maioria dos ministros e com a presidente Dilma assim como Vicentinho que mesmo tendo assumido ano passado estendeu sua relação e tem cada vez mais se entrosado com o governo.

Outro fator que pesa na atuação dos parlamentares é que a bancada do Estado tem apenas três senadores e dois deles na oposição pode dificultar a liberação de recursos e outros benefícios para o Estado.

O senador Blairo se encontrou com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti para tratar da indicação do novo ministro dos Transportes e recebeu uma resposta negativa sobre o assunto. Segundo divulgado pela imprensa nacional o presidente Alfredo Nascimento insatisfeito teria afirmado que ninguém do partido é “moleque” para receber tal tratamento.

Na bancada do partido na Câmara Federal ainda não há definição se o partido sairá da base de apoio. O Tocantins não tem nenhum representante do partido na Câmara.