Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o tema “álcool e direção”, o Detran, por meio da Diretoria de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal, ministrará palestra de conscientização sobre os perigos e as consequências de dirigir alcoolizado e sobre o respeito às leis de trânsito, em audiência coletiva nesta sexta-feira, 16, às 14h, no Fórum de Palmas. O fórum se localiza na Quadra 502 Sul, na Avenida Teotônio Segurado.

A palestra educativa, direcionada a cerca de 100 réus, que respondem processo por terem sido flagrados dirigindo embriagados, será ministrada pelo especialista em Gestão e Segurança no Trânsito e chefe de divisão de Qualificação de Credenciados e Parceiros do Detran, Yuri Nery de Assis.

A ação do Detran atende solicitação do juiz da Primeira Vara Criminal de Palmas, Gil de Araújo Correia.

Penalidades
De acordo com o CTB - Código de Trânsito Brasileiro (art. 165), dirigir sob influência de álcool é infração gravíssima, que sujeita o condutor à suspensão do direito de dirigir por 12 meses, à retenção do veículo e ao recolhimento da habilitação, além da multa correspondente.

Efeitos
O álcool reduz a capacidade de reação dos condutores, tornando-os mais propensos a causar acidentes, por minimizar os reflexos, dificultar a visão e debilitar o controle neuromuscular, reduzindo a habilidade de mudar a atenção de um acontecimento para outro. Além disso, diminui a inibição ao volante, colaborando para atos imprudentes.

Direção defensiva

Na manhã desta quarta-feira, 15, 26 colaboradores, industriários de uma empresa de tinta do Setor Industrial de Taquaralto, na região Sul de Palmas, também puderam aprender sobre direção defensiva e sobre leis de trânsito. A ação fez parte da programação da SIPAT - Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho.

A palestra foi ministrada também pelo servidor Yuri Nery de Assis, atendendo ao Programa de Controle de Medicina Ocupacional, exigido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, elaborado pelo SESI – Serviço Social da Indústria, e desenvolvido por meio de parcerias. (Ascom Detran)