Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Após percorrer os municípios de Augustinópolis, Xambioá, Araguaína e Colinas, a Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins, em parceria com o Serviço Social do Comércio – SESC, juntamente com um grupo gestor composto por diversos órgãos (Celtins, Forum das Ong´s, Prefeitura de Palmas, Gaia, Investco, UFT e o Governo do Estado através das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Naturatins, Secom, Saúde, Guarda Metropolitana, Defesa Civil, ATS, Corpo de Bombeiros, Ruraltins e Unitins), finalizam neste sábado 16, a partir das 19h, a Caravana da Água, na Praça Cabo Luzimar, na Avenida Bernardo Sayão, no município de Paraíso do Tocantins, a 60 quilômetros de Palmas.

A caravana faz parte da programação da 3ª Semana da Água, que pretende informar e sensibilizar a população para a preservação da água, buscando a satisfação dos clientes pelo serviço de saneamento, oferecendo água de qualidade, novos investimentos em mais redes coleta e tratamento do esgoto e também discutir juntamente com a comunidade, a necessidade de se preservar os recursos hídricos do Estado, para que não haja escassez no futuro. Este ano, o tema da campanha da terá com slogan a frase “Valorizar a Água é Exercer Cidadania”.

Iniciada em 2010 com o objetivo de ampliar as ações referentes à Educação Ambiental, utilizando metodologias que buscam a mobilização social, a Caravana conta com a unidade móvel do projeto SESC LAZER, com caminhão adaptado para atividades educativas, visando a participação das comunidades visitadas para a preservação do bem natural mais importante para a humanidade.

Além da Caravana da Água, em todas as demais cidades atendidas pela Saneatins, haverão ações educativas, ciclo de palestras, blitz educativas, apresentações culturais e projetos escolares, entre outros.

Investimentos

De acordo com relatório emitido pela Organização das Nações Unidas – ONU, cerca de quatro mil crianças ainda morrem diariamente de doenças diarreicas associadas à falta de qualidade da água. No Brasil, somente 44% da população tem acesso à rede de esgoto. Entretanto, dados da Fundação Getúlio Vargas – FGV apontam que, nos municípios em que há universalização de saneamento (água e esgoto), existe uma redução de 25% no número de internações e de 65% na mortalidade decorrentes de infecções gastrintestinais. Ainda segundo a FGV, naqueles municípios universalizados, existe uma diferença de 30% no aproveitamento escolar entre crianças que têm e não têm acesso a saneamento básico. De acordo com o presidente da Saneatins, Mario Amaro, a Companhia pretende, até 2017, investir R$ 700 milhões em saneamento no Tocantins. “Nossa meta é chegar ao primeiro estado brasileiro a universalizar o serviço de saneamento”, afirmou. (Ascom Saneatins)