Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Cerca de 120 crianças e adolescentes participaram da oficina de grafite, realizada nesta semana em Colinas do Tocantins. A oficina foi promovia pela Central Única das Favelas (CUFA), em parceria com a Prefeitura de Colinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A oficina foi realizada no ProJovem.

O instrutor e grafiteiro Sandro da Silva Reis comentou sobre a oficina, que é uma nova oportunidade para os jovens desenvolverem seus talentos e também mantê-los longe das drogas. “Esta semana a gente passou a história, a origem que é o principal, quem trouxe para o Brasil, porque está até hoje”, explicou.

Ainda segundo Reis, foi repassada para os jovens a criação de desenhos, como executar o desenho, como diminuir, como ampliar, como expressar arte na rua. “Porque grafite não é só feito como estamos aqui, em lugares fechados. Grafite vem da rua, e ele sempre vai ser da rua”, destacou.

O grafiteiro destacou sobre o combate as drogas. “A gente está aqui com um combate muito grande contra o crack, as drogas que estão aí”, lembrou. Sobre o seu retorno na cidade, o instrutor disse que quando voltar, esperar ver muita arte espalhada na cidade.

Campeonato de grafite

Está programado para o dia 27 de abril um campeonato de grafite, em Palmas, que terá a presença de vários grafiteiros de todo o Estado. Oito jovens de Colinas, que participaram da oficina, foram selecionados para apresentarem seus talentos no campeonato.

De acordo com o instrutor, o organizador do campeonato é a Central Única das Favelas (CUFA). “Foram escolhidos porque tem talento. Primeiro eles vão disputar esta etapa em Palmas, se forem selecionados, eles vão para o brasileiro, que será disputado no Rio de Janeiro. Se passarem na etapa do Rio de Janeiro, eles vão representar a equipe de grafiteiros, onde os gêmeos que vocês viram no Fantástico, vão estar, lá no Brooklin, nos Estados Unidos”, explicou. “Eles podem ir para onde quiserem, basta querer”, destacou.

O jovem Lucas Pereira Carvalho, 15 anos, participou da oficina da CUFA, sobre grafite e foi um dos selecionados para participar do campeonato. “Achei muito legal, porque aqui em Colinas nunca teve um curso assim diferente. Estou muito ansioso e nunca pensei em ser selecionado”, disse. (Ascom Prefeitura de Colinas)