Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Gerência de Vigilância em Desastres da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde alerta toda a população do município de Novo Jardim distante 355Km de Palmas, que evite o contato com as águas dos córregos Sermão, Colônia e Salobrão, córregos estes que podem ter sido contaminados durante o acidente envolvendo um caminhão que transportava querosene de aviação.

O acidente ocorreu na manhã de terça-feira, 20, na rodovia TO-040 próximo à cidade de Novo Jardim, onde um veículo carregado com 45mil litros de querosene de aviação, que pertence à empresa Pujante, que vinha de Candeias - BA com destino a capital Palmas tombou, desencadeando o vazamento de querosene e atingindo o Córrego Sermão que deságua no Córrego Colônia e corta o município de Novo Jardim.

Com isso, técnicos da área de Vigilância de Desastres da Sesau já estão no local, juntamente com a equipe da Defesa Civil Estadual, para avaliar os danos e adotar medidas de controle e remoção da substância.

De acordo com o técnico da área de desastre, Ullannes Passos Rios, “é de extrema importância que a população evite o contato com as águas destes córregos até que toda a situação esteja controlada”, alertou.

Querosene

O querosene de aviação é um produto altamente inflamável e volátil, seus vapores formam misturas explosivas com o ar e oferece riscos à saúde, como: a inalação ou contato com o material pode irritar ou provocar queimaduras na pele e nos olhos; o fogo pode produzir gases irritantes, corrosivos ou tóxicos; os vapores podem causara tonturas ou asfixia e as águas de diluição do controle do fogo podem causar poluição.