Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Kátia Rocha autorizou pagamentos, segundo Secult

Kátia Rocha autorizou pagamentos, segundo Secult Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva Kátia Rocha autorizou pagamentos, segundo Secult Kátia Rocha autorizou pagamentos, segundo Secult

Alguns artistas contemplados nos Editais de Cultura 2011 entraram em contato com o Conexão Tocantins para reclamar da demora nos trâmites burocráticos para pagamento de alguns prêmios. Segundo o relatado por um deles, a Secretaria Estadual de Cultura não estaria dando previsão para os pagamentos. Os artistas, que preferiram não se identificar, questionam ainda os critérios para ordem de pagamento dos prêmios.

Questionado sobre o andamento da liberação dos valores dos projetos contemplados o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Cacá Nogueira informou nesta quarta-feira, 21, ao Conexão Tocantins que a secretária Kátia Rocha está empenhada para pagar os vencedores. Conforme informações da Secult já foi autorizado o pagamento de alguns prêmios mas falta liberação da Secretaria Estadual da Fazenda.

Segundo a Secult, metade dos prêmios já foram pagos integralmente o que corresponde a aproximadamente R$ 4,5 milhões. Faltam ainda cerca de R$ 2,5 milhões. A partir da liberação do dinheiro os vencedores tem seis meses para executarem o projeto aprovado e mais 30 dias para prestar contas à secretaria.

Do total de 419 projetos, 367 foram habilitados e destes 209 classificados, segundo informações da Secretaria. Mais de cinquenta projetos foram inabilitados por falta de comprovação na documentação. Os recursos para pagamento são do Fundo Estadual de Cultura. Os projetos selecionados contemplam os diversos segmentos culturais do Estado através de 26 editais de diferentes áreas.

Maior participação

Analisando a participação dos artistas do Estado no Edital de cultura de 2011, o presidente do Conselho de Cultura ponderou que a pasta avalia a necessidade de incentivar uma maior integração de artistas do interior do Estado. Mais de 70% dos projetos aprovados no total foram da região central do Estado.