Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Sesc promove teleconferência sobre Rio + 20: mudanças climáticas nesta quinta-feira, 22 de março, das 15h às 17h (horário de Brasília), no auditório da sede administrativa do Sesc na Avenida Teotônio Segurado, 301 Norte. A transmissão será realizada pela Rede Sesc/Senac de Teleconferência e pelo canal de televisão por assinatura Sesc TV.

Desastres naturais têm sido uma constante nos noticiários nacional e internacional. Vendavais, temporais, terremotos, longos períodos de estiagem, degelo das calotas polares, tsunami... O planeta dá sinais de constantes transformações. Qual a real responsabilidade da ação do ser humano nessas mudanças? O aquecimento global é um fato natural ou estamos acelerando e agravando o fenômeno? Será que existe um jeito “sustentável” de viver bem? Essas e outras questões estarão em debate no programa.

O evento é uma iniciativa do Sesc em parceria com o Senac e contará com as participações dos especialistas Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e da Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; José Antonio Marengo Orsini, chefe do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Sérgio Besserman Vianna, presidente do Grupo de Trabalho da Prefeitura do Rio de Janeiro para a Conferência Rio +20 e da Câmara Temática de Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro.

Mediado pela jornalista Bárbara Pereira, com o apoio da intérprete da Língua Brasileira de Sinais Gildete Amorim, o programa de debates pretende ainda esclarecer sobre a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que se realizará em junho na cidade do Rio de Janeiro, exatos 20 anos após a primeira reunião de cúpula mundial, conhecida como Rio 92.

O programa servirá para entender melhor os objetivos da conferência e debater o papel de cada cidadão na construção de um mundo sustentável. Durante o debate, perguntas poderão ser enviadas por e-mail teleconfsesc@senac.br, por telefone (0800 283-0270) ou fax (0800 023-0220).