Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com o objetivo de atualizar os ginecologistas do Estado sobre lesões pré-cancerígenas, técnicos do Inca – Instituto Nacional do Câncer apresentam diretrizes para o rastreamento do câncer do colo de útero para médicos ginecologistas e enfermeiros, nesta quinta-feira, 22, no auditório da Unitins. Esse é o primeiro encontro para a implantação do Centro Qualificador no HGPP – Hospital Geral Público de Palmas.

A coleta do exame citológico (papanicolau) é feita nas redes de Atenção Primaria (Postos de Saúde e Saúde da Família). Se for detectado pelo médico algum tipo de lesão, a paciente será encaminhada para esse Centro de Qualificação para ginecologistas que atuam na Rede Secundaria de Tratamento das lesões precursoras do câncer do colo de útero.

Se for detectado pela equipe medica do Centro alguma lesão maligna, a paciente é encaminhada, então, para Centros Terciários, para tratamento com quimioterapia e radioterapia.

Diretrizes

Durante a apresentação das diretrizes de rastreamento do câncer de colo de útero, As facilitadoras da reunião, Maria Beatriz Kneipp e Flávia de Miranda Corrêa, da Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica irão ministrar palestras sobre as ações nacionais de fortalecimento do controle do câncer do colo do útero e mama, e as novas diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. (Ascom Sesau)