Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Após realizar atividades visando discutir a preservação da água, a Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins, em parceria com o Governo do Estado e demais parceiros, realizam nesta sexta-feira, 23, em Palmas,a partir das 9h na Estação de Tratamento de Água (ETA 6) saída para Taquaralto, o encerramento da 3ª Semana da Água.

Participam da programação as secretarias e órgãos estaduais Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Naturatins, Secretaria Estadual da Saúde, Ruraltins, Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, juntamente com o SESC, Prefeitura de Palmas, Guarda Metropolitana, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Fórum das Ong´s, Unitins, entidades não governamentais ( Gaia, Natura Ativa e Instituto Ecológica), além das prefeituras municipais de Augustinópolis, Xambioá, Araguaína, Colinas e Paraíso do Tocantins.

Nesta programação, coube à Saneatins a realização da Caravana da Água, que percorreu os municípios de Augustinópolis, Xambioá, Araguaina, Colinas do Tocantins e Paraíso do Tocantins, abrangendo as regiões central, norte e extremo- norte do Tocantins, levando atividades teatrais, culturais, informativas e de lazer, frisando sempre o valor da água. Além da caravana, todos os Polos da Saneatins, inclusive a Capital, desenvolveram durante este período, atividades alusivas.

Saúde

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas – FGV, nos municípios em que há universalização de saneamento (água e esgoto), existe uma redução de 25% no número de internações e de 65% na mortalidade decorrentes de infecções gastrintestinais. Ainda segundo a FGV, naqueles municípios universalizados, existe uma diferença de 30% no aproveitamento escolar entre crianças que têm e não têm acesso a saneamento básico. De acordo com o presidente da Saneatins, Mario Amaro, a Companhia pretende, até 2017, investir R$ 700 milhões em saneamento no Tocantins. “Nossa meta é chegar ao primeiro estado brasileiro a universalizar o serviço de saneamento”, afirmou. (Assessoria de Imprensa)