Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante a sessão da manhã desta terça-feira, 27, a deputada Luana Ribeiro (PR) apresentou requerimento em regime de urgência solicitando do governo do Estado, o veto à construção de um presídio no km 39 entre Aparecida do Rio Negro e a capital Palmas. A questão foi levantada por moradores de Aparecida do Rio Negro, contrários à construção.

De acordo com a deputada, a região, que possui dezenas de nascentes de água, tem um grande potencial natural e turístico, o que seria prejudicado com uma construção daquele porte. “Lá existem 13 fontes de água mineral. E a preservação ambiental, onde fica?”, questionou.

A iniciativa de Luana teve o apoio do deputado Marcelo Lelis (PV) que, assim como a autora do requerimento, destacou o potencial turístico e ambiental da região escolhida para receber o presídio. “Vale a pena lutar para encontrar um outro local para construir este aparelho”, salientou.

Já no contraponto da questão, o deputado José Geraldo de Melo Oliveira (PTB) lembrou que os recursos para construção do presídio são federais e, caso não seja encontrado um local em breve, o governo poderá perder as verbas aprovadas pelo governo federal. “Uma comissão de vereadores e líderes daquela cidade já se reuniu com o secretário da segurança Pública para tratar da situação. Talvez fosse conveniente o líder de governo convidá-lo para esclarecer melhor para o parlamento, a situação”, disse.

Após os debates, a deputada Luana Ribeiro sugeriu, ainda que pretende apresentar ainda na sessão de amanhã, outro requerimento, convocando uma audiência pública para que a construção do presídio na cidade de Aparecida do Rio Negro seja melhor debatida.