Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A presidente da Fundação Cultural de Palmas, Kátia Maia, esteve nesta quarta-feira, 28, com o senador João Ribeiro (PR) para convidar o senador para a reinauguração do Teatro Fernanda Montenegro, previsto para daqui a 20 dias. “A reforma é fruto da gestão direta do senador junto ao Ministério da Cultura desde 2009”, testemunha Cícero Belém, diretor de Articulação e Difusão Cultural e que trabalha na Fundação há mais de 15 anos. Os recursos federais (R$ 625 mil) foram alocados no Orçamento da União somente em 2011.

Reforma

Entusiasmada com os resultados da reforma, Kátia Maia explicou ao senador que o Teatro Fernanda Montenegro agora terá uma nova iluminação, sistema de som, cortinas, assoalho de palco e outras inovações. A iluminação a partir de agora será digitalizada. “Antes o controle das luzes era manual, a partir de abril, tudo será programado pelo computador” explicou a secretária municipal de cultura.

Cícero Belém detalhou ao senador, no gabinete do Senado em Brasília, que com os recursos orçamentários do Fundo Nacional da Cultura, do Ministério da Cultura, foi possível fazer toda a reforma técnica do teatro, especialmente o serviço de carpintaria cênica (todo o material em madeira envolvendo o palco) e aquisição de vestimenta cênica (cortinas) do teatro. O diretor da Fundação lembrou que os recursos para a reforma também teve a participação da Prefeitura que entrou com uma contrapartida estipulada no contrato com o Ministério.

Com 513 lugares, o Teatro Fernanda Montenegro é o 3º maior da região norte do País. “Perde apenas para os dois principais teatros no Amazonas e Pará”, ressaltou Kátia Maia, que é professora universitária de História da Arte e tem doutorado em Historia da Cultura pela UFMG. O Teatro foi construído há 13 anos e esta foi a primeira reforma estrutural da mais importante casa de espetáculos do Estado, ressaltou a secretária que acumula o cargo de presidente da Fundação Cultural de Palmas.

III Conferencia Municipal de Cultura

O Teatro Fernanda Montenegro será reinaugurado no próximo 14 de abril com a realização da III Conferência Municipal de Cultura. No evento estarão presentes os principais agentes de cultura do município. Será uma oportunidade de apresentar o novo Teatro e de ouvir os representantes da comunidade e dos segmentos artísticos para a elaboração do novo Plano Municipal de Cultura de Palmas para os próximos dez anos, disse Kátia Maia. (Assessoria de Imprensa)