Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Abstracionismo geométrico é a característica principal da exposição “Entre Planos”, do artista visual Wertem Nunes, será apresentada na próxima terça-feira, 03, às 19 horas, na Galeria Sesc de Artes, com um vernissage.

A exposição foi contemplada em primeiro lugar na categoria pintura região central pela Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins – Secult e Fundação Cultural do Estado do Tocantins – Funcult no edital Prêmio Kathie Tejeda 2011, de Apoio à Produção de Artes Visuais.

Entre Planos é composto por um conjunto de obras construídas com papéis translúcidos que ao serem sobrepostos originam uma multiplicidade de composições, cores e formas. O trabalho investiga as possibilidades puramente plásticas, não figurativas da forma.

O artista Wertem Nunes chegou às formas geométricas simples, seriadas e sobrepostas por meio das quais encontrou resultados que não se restringiam ao racional, mas que se aproximavam da subjetividade humana, possibilitando inclusive uma maior interação entre obra e espectador.

“Neste trabalho pretendi investigar as possibilidades puramente plásticas, não figurativas da forma. Como os neoplásicos, tentei depurar e subtrair ao máximo a representação figurativa voltando-me para o essencial às artes visuais: a cor, o plano, a forma... No cubismo observei a utilização de planos geométricos entrecortados, apresentados, simultaneamente, em vários ângulos. Cheguei assim, às formas geométricas simples, seriadas e sobrepostas e por meio das quais, encontrei resultados que não se restringiam ao racional, mas que se aproximavam da subjetividade humana, possibilitando inclusive uma maior interação entre obra e espectador”, explicou.

A exposição estará aberta para visitação gratuita, na Galeria do Sesc, de 4 a 30 de Abril, das 8 às 22horas, exceto aos sábados e domingos.

Sobre Wertem Nunes

Especialista em Artes Visuais, Cultura e Criação pela Faculdade Senac-GO e bacharel em Publicidade e Propaganda com ênfase em cinema, pela Universidade Federal de Goiás.É promotor de audiovisual no Sesc-TO desde 2008, produzindo mostras e eventos de cinema para todas as unidades do SESC no estado do Tocantins.

Roteirista e diretor de "Palhaços", exibido no 3º Festicine Goiânia. Co-roteirista e diretor do vídeo "Póstumo", vencedor na categoria universitário com o prêmio estímulo à produção no 2º Festicine Goiânia. “Póstumo” ganhou também o 2º lugar na mostra Nacional de Vídeo Universitário de Mato Grosso. Trabalha no terceiro setor há 12 anos com o Instituto Tabokaçu, contemplado como Ponto de Cultura Federal pelo MINC. Nunes foi também coordenador de seleção e curador no Festival Chico 2010 e 2011.