Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O capitão da Polícia Militar do Tocantins, Valdeonne, foi nomeado na manhã deste sábado, 31, superintendente do programa Pioneiros Mirins em substituição à professora Simone Rocha, que deixou o cargo a pedido. O programa tem hoje 42.400 crianças e adolescentes cadastrados em todos os municípios do Estado. O novo superintendente foi pioneiro mirim por um ano e meio, entre os 12 e 13 anos de idade e hoje, além de oficial da Polícia Militar, é graduado em Direito e fez curso de pós-graduação em Ciências Criminais. Segundo o capitão Valdeone, foi sua passagem pelo programa que o incentivou a ser militar.

O governador Siqueira Campos lembrou em sua fala que o programa Pioneiros Mirins teve a semente lançada ainda na sua adolescência, quando criou os Escoteiros Mirins de Cariús, no Ceará, com apoio de sua primeira professora, dona Diva Targino Cavalcante, e do soldado Raimundo, da Polícia Militar daquele Estado. Siqueira disse que nomeava o capitão Valdeonne para o cargo com muita alegria, pois ele faz parte de uma elite jovem que está aflorando.

“É do nosso dever”, disse o governador, “preservar a dignidade da pessoa humana e resgatar as famílias mais vulneráveis da situação de extrema pobreza”. O novo superintendente foi alertado pelo governador que o programa foi desvirtuado nos últimos anos, antes de sua volta, e que não permitirá que se misturem administração pública com política partidária. O governador afirmou que o programa deverá funcionar dentro das escolas, com a participação do máximo de órgãos públicos possível, numa aplicação concreta da transversalidade.

Por sua vez, o novo superintendente garantiu que se dedicará integralmente à nova missão, com honestidade e desejo de bem servir às famílias dos Pioneiros Mirins e ao Estado. Prestigiaram a posse do capitão Valdeonne na nova função a primeira-dama Marilúcia Uchôa Siqueira Campos, o vice-governador João Oliveira, o presidente da Assembleia Legislativa, Raimundo Moreira, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marielton Francisco dos Santos, o chefe da Casa Militar do Governo do Estado, o secretário chefe da Casa Civil, a secretária chefe de Gabinete da Governadoria, o secretário do Trabalho e Assistência Social, o secretário da Juventude, a secretária da Cultura, o secretário executivo do Trabalho e Assistência Social, o deputado estadual Marcelo Lelis e sua esposa Cláudia Lelis. (Secom)