Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai contará, a partir de 2013, com um novo prédio que abrigará as instalações do Centro de Educação e Tecnologia – Cetec, sede própria da instituição na capital Palmas. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, participou do lançamento da pedra fundamental do prédio que leva seu nome como homenagem pelos serviços prestados à indústria brasileira. O lançamento aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, 30, na quadra 201 Norte, com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - Fieto, Roberto Magno Martins Pires e da diretora regional do Senai Tocantins, Raimunda Tavares.

Com previsão para entrar em funcionamento já em 2013, o empreendimento envolverá recursos estimados da ordem de R$ 12 milhões, oriundos de apoio financeiro da CNI com substancial contrapartida da Fieto.

Ao receber a homenagem, Andrade falou sobre o papel da educação para colocar o Brasil entre as cinco maiores economias do mundo, e que o Senai faz sua parte, ao implantar novos centros tecnológicos dedicados para formação e preparação de mão de obra. “Nosso objetivo é fazer mais duas escolas do Senai no Tocantins, além das unidades móveis para atender os pequenos municípios e eu tenho certeza, que através da educação e da formação profissional, daremos uma grande contribuição ao Estado para que ele possa atrair novos investimentos e dar as condições necessárias para as empresas venham para cá”.

Para o presidente Roberto Pires, em todo o Estado do Tocantins existe a necessidade de mão de obra qualificada e com o crescimento da capital houve um aumento da demanda. “Nós temos um ensino tanto básico quanto profissional de alta qualidade e vamos colher muito com isso. Nosso Estado está agora com um quadro favorável para a industrialização, em que está se desenhando um momento importante e com isso, vamos preparar mão de obra para poder atender esse grande crescimento industrial no Tocantins”.

Instalações

O Cetec - Palmas nasce com o compromisso de promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira. Distribuído em 5 pavimentos com 4.290 m² de áreaconstruída e contando com uma moderna rede de oficinas, laboratórios e ambientes didáticos, será capaz de oferecer serviços técnicos e tecnológicos alinhados à demanda do Estado. O Cetec Palmas será instalado em um moderno e inovador edifício e tecnicamente dimensionado para atender um contingente de 1.500 alunos por dia, nos três turnos de funcionamento.

Em um terreno com localização privilegiada, na quadra 201 Norte, as instalações do Cetec Palmas adotarão um modelo focado na sustentabilidade, com práticas inovadoras que otimizem as estruturas prediais permanentes. O projeto prioriza espaços flexíveis e multifuncionais, baseados em plantas livres adequadas para abrigar a prática e a técnica de ações fixas, móveis e itinerantes, em função das crescentes e variadas demandas apresentadas ao Senai Tocantins.

A diretora regional do Senai no Tocantins, Raimunda Tavares, explicou que para os alunos, essas instalações farão toda a diferença onde terão aulas em um ambiente adequado e próprio. “O Cetec Palmas terá uma base tecnológica bem avançada e moderna, o que para nós é importante, pois vamos avançar cada vez mais com a qualidade na nossa educação e aumentar os nossos atendimentos, além de oferecer cursos nas áreas que, às vezes, por não termos o espaço e a base tecnológica deixariam de ser oferecidos”.

Homenageado

O empresário mineiroRobson Braga de Andradefoi eleito em maio de 2011 para a presidência da CNI por unanimidade entre os representantes das 27 federações de indústrias. Andrade é o 12º presidente da CNI. Quando eleito, presidia pela segunda vez a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Mineiro de São João Del Rey, 61 anos, Robson é engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), industrial do setor de equipamentos. Andrade preside a Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda, empresa sediada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, que produz equipamentos para os segmentos de energia, petróleo, gás, mineração, siderurgia, saneamento, telecomunicações e transportes. (Ascom Fieto)