Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre este domingo 1º de abril até o dia 7, o Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (Sindifato), juntamente com parceiros, realiza uma Campanha de Combate a Automedicação. O objetivo é alertar a sociedade sobre os riscos do consumo indiscriminado de medicamentos e valorizar os profissionais qualificados para indicar o tratamento correto de doenças.

A data da Campanha foi escolhida para lembrar na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, 07 de Abril, que a cultura da automedicação é um problema de saúde pública. Dados do Ministério da Saúde apontam que medicamentos ocupam o primeiro lugar entre as causas e intoxicação no Brasil. A Organização Mundial da Saúde prevê que 10% das internações são provocadas por reações adversas a medicamentos.

Programação

A abertura da Campanha neste domingo aconteceu com uma Caminhada Pela Saúde, no Parque Cesamar, à partir das 17 h. A ação teve o apoio da equipe multiprofissional do Sesi realizando aferimento de pressão arterial, aquecimento, atividades de integração e orientação das atividades físicas.

A Campanha segue nesta segunda-feira, 2, com realização de palestras educativas, às 8h, no Centro de Ensino Médio Tiradentes, na 806 Sul, Centro de Ensino Médio Criança Esperança, na 305 Norte e às 16h no Colégio Militar de Palmas, na 403 Norte. A ação será realizada pelos universitários do curso de Farmácia do Ceulp Ulbra.

Na terça-feira, 3, um Blitz Educativa, na Avenida JK, à partir das 8h, orientará sobre os riscos da automedicação e incentivará a comunidade a entregar os medicamentos que possuem em casa e não foram receitados por um profissional de saúde, em um dos dez pontos de coleta instalados em áreas estratégicas da cidade.

A última ação da Campanha será uma palestra educativa, na quarta-feira, 4, às 14h30 voltada para cerca de 150 idosos, na Universidade da Maturidade (Uma). A arrecadação de medicamentos nos pontos de coleta seguirá até o dia 8 de abril e à partir de segunda-feira, 09, serão recolhidos pela Vigilância Sanitária de Palmas (Visa).

Parceiros

A Campanha conta com a parceira do Ceulp/Ulbra,atravésdos cursos de Farmácia e Comunicação Social, do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simede-TO), Sindicatos dos Profissionais da Saúde do Tocantins (Sintras), Sebrae, por meio do projeto Vida Saudável realizando junto aos colaboradores, Sesc, por meio do Projeto Vida Ativa e Sesi, por meio do projeto 10 Mil Passos Para uma Vida Saudável.

Programação

1ª de Abril – Domingo

17h – Caminhada Pela Saúde – Parque Cesamar

2 de Abril – Segunda-feira

8h – Palestras Educativa

Centro de Ensino Médio Tiradentes – 806 Sul

Centro de Ensino Médio Crianças Esperança – 305 Norte

16h -Colégio Militar de Palmas – 403 Norte

3 de Abril – Terça-Feira

8h - Blitz Educativa na Avenida JK

4 de Abril – Quarta-Feira

14h30 - Palestra na Universidade da Maturidade (Assessoria de Imprensa)