Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos – Sejudh em parceria com o Conselho Estadual sobre Drogas e o Ministério Público Estadual envia nesta segunda-feira, 2, equipe técnica para os municípios de Dois Irmãos, Paraíso, Pium, Pugmil e Itacajá, com o objetivo de orientar os municípios na implantação dos Comad - Conselhos Municipais sobre Drogas.

Esta ação está prevista no projeto “Implantando e Fortalecendo Conselhos”, dirigido pela Superintendência de Ações sobre Drogas da Sejudh, que levará aos municípios contemplados os subsídios teóricos e práticos para o exercício da função de conselheiro de políticas sobre Drogas. Na metodologia da capacitação estão incluídos a formação de conselheiros e orientações passo a passo para a implantação de um Comad .

Neste projeto almeja-se promover a orientação para criação de conselhos, para isso procura-se envolver lideranças, representantes do poder legislativo, executivo e judiciário, instituições que oferecem tratamento, servidores do Sistema Profissionalizante S - (Senai, Sesc e Senac), associações assistenciais, especialmente as que prestam serviço de prevenção ou recuperação de dependentes químicos, movimentos sociais organizados, clubes de serviço, igrejas, entre outros interessados em integrar o Conselho.

Para a técnica responsável pela Capacitação, Célia da Mata, esse projeto é de fundamental importância para o fortalecimento das ações nos municípios sobre o uso indevido de drogas. “Com a criação dos Conselhos Municipais e dos Fundos Municipais sobre Drogas, teremos a possibilidade de alocação de recursos para a execução das ações de prevenção sobre o uso indevido de álcool e outras drogas”, conclui Célia.

Já foram capacitados os conselheiros dos municípios de Guaraí, Presidente Kennedy e Lajeado e nas próximas semanas serão capacitados os conselheiros de Dianópolis, Natividade, Gurupi, Peixe, Aliança, Formoso do Araguaia, Palmas, Colméia, Tupirama, Araguatins, entre outros.

O município que tiver interesse em implantar o Conselho Municipal sobre Drogas deverá enviar ofício à Superintendência de Ações sobre Drogas da Sejudh, solicitando visita técnica. (Ascom Sejudh)