Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), por meio da Vigilância Sanitária (Visa/Palmas), realiza curso de boas práticas para manipuladores de alimentos com feirantes da Capital, nesta segunda-feira, dia 2, a partir das 14 horas, no auditório do Sebrae.

O curso é parte obrigatória do processo de regularização do serviço prestado por feirantes, que comercializam gêneros alimentícios nas feiras de Palmas, conforme determina o Código Sanitário Municipal (lei nº 1840/2011) e a Lei das Feiras Livres de Palmas (lei nº 1.852/2011). Ambas as leis estabelecem regras para comercialização de alimentos nas feiras, como o alvará sanitário.

Segurança Alimentar

"No curso os feirantes vão aprender técnicas que os ajudarão a trabalhar com qualidade, prezando sempre pela segurança alimentar do cliente e, consequentemente, evitando problemas como a contaminação dos alimentos", explica Gizella Diniz, chefe da Divisão de Alimentos da VISA/Palmas.

O curso para manipuladores de alimentos oferece ainda orientações quanto à importância da higienização de utensílios e equipamentos, da desinfecção de ambiente de trabalho, do controle de temperatura e armazenagem dos alimentos comercializados.

“É do nosso interesse que todos os feirantes estejam capacitados para oferecerem alimentos de boa procedência e dentro das normas sanitárias de segurança alimentar, para que toda a população consuma produtos saudáveis” - salienta Samuel Bonilha, secretário da Saúde.

Esta é a primeira etapa do curso, que será oferecido em etapas. Ao todo, serão capacitados 94 feirantes que comercializam apenas alimentos produzidos na feira, como refeições, explica chefe do Núcleo de Educação Sanitária da Visa/Palmas, Silvana Teixeira.

Após o curso de boas práticas, os feirantes receberão uma capacitação do Sebrae em Qualidade no Atendimento, além de serem incluídos no programa Microempreendedor Individual (MEI), que proporciona a formalização dos serviços de feirantes, ambulantes e profissionais liberais. (Ascop)