Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

nesta terça-feira, 3, a FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins 2012, que começará no próximo dia 12, com um circuito de FLITs regionais, tendo Arraias, como vanguarda no processo de descentralização do evento literário.

O lançamento da FLIT ocorreu em Palmas, no auditório do Memorial Coluna Prestes, com a presença dos secretários de Estado da Educação, Danilo de Melo Souza; da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto; do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo José da Costa Rezende; da Cultura, Kátia Rocha; do presidente da Academia Palmense
de Letras, Manoel Odir Rocha; do deputado Osires Damaso, entre outras autoridades.

A FLIT é o maior evento literário do Tocantins, realizado pelo Governo do Estado, com o trabalho integrado entre várias secretarias. De acordo com o secretário Divaldo, a novidade este ano é a sustentabilidade, a Secretaria do Meio Ambiente vai trazer para o evento personalidades internacionais referência sobre o assunto e vai promover nas regionais, oficinas sobre captação de recursos e elaboração de projetos.

O secretário da Juventude Olyntho explicou que irá aproveitar a ocasião, para realizar os fóruns de secretários de Juventude e do Esporte, além dos circuitos de corrida de rua, de ciclismo, de Kart e a realização da Meia Maratona da Capital.

A secretária Kátia Rocha falou da importância desta FLIT porque acontecerá nas regionais, as discussões sobre o Plano Estadual de Cultura que norteará o setor nos próximos 10 anos. A Secult irá disponibilizar o Caminhão BR para realização dos shows e outras apresentações culturais.

O secretário Danilo de Melo ressaltou a importância da FLIT para o desenvolvimento intelectual de todas as comunidades tocantinenses e destacou a formação dos professores e a possibilidade de todos os moradores terem acesso a literatura diversa.

Atrações culturais

Estão confirmadas as apresentações dos artistas Padre Reginaldo Manzotti, do cantor Geraldo Azevedo, de Antônio da Nóbrega, da banda Falamansa, do Paralamas do Sucesso, de Zeca Baleiro, de Jorge Bem Jor, de Margarethe Menezes, de Elba Ramalho, do Coral Mil Vozes, da Orquestra Sinfônica de Teresina, do Balé Bolshoi, da Banda Sinfônica de João Pessoa, entre outros.

A primeira FLIT regional será em Arraias, no próximo dia 12, com a apresentação do cantor Rick. Também farão parte das FLITs regionais, os cantores Geraldo Azevedo, Banda dos Fuzileiros Navais, Beto Guedes, além das atrações de cordel e espetáculos teatrais.(Ascom Seduc)