Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cia Chama Viva hoje na 2ª Semana Cultural do Jalapão

A Semana Cultural do Jalapão acontecerá até 7 de abril, onde cidade será tomada por diversas expressões artísticas, celebrando a beleza e a força da cultura local. De acordo com a produtora do evento, Núbia Dourado, o evento é um resgate, promoção e fortalecimento das manifestações de cultura e arte popular, que visa estimular a cultura e o seu povo através de pesquisas, produção de trabalhos, oficinas, exposições e muita música. Além da música e teatro serão realizadas discussões sobre a educação cultural e musical nas escolas públicas e o folclore tocantinense.A programação desta quinta-feira recebe a trupe da Cia Chama Viva, que apresenta o espetáculo de humor Dois idiotas sentados cada qual no seu barril, apresentado pelos atores Nival Correa e Juliano Gomes.

Sinopse da peça

Os personagens Teimosinho e Mandão passam a vida medindo forças, gerando um jogo carregado de conflitos onde o poder é o prêmio e, também, motivo de insanidade, favorecendo a pré-disposição humana ao egoísmo e ao desrespeito mutuo.A intolerância é a tônica do espetáculo revelando a imbecilidade humana onde os dois personagens, cada um em cima do seu barril de pólvora, discutem o tempo todo sobre quem vai atirar primeiro o fogo no barril.O duelo é feito com muita graça e leveza onde Teimosinho e Mandão chegam a remeter o expectador a lembranças de personagens consagrados na memória do público como o Gordo e o Magro, os Irmãos Marx e a famosa rivalidade supostamente existente entre Buster Keaton e Charlie Chaplin.

O espetáculo se apóia nos conflito gerados pelas diferenças, pela inveja, pelo preconceito e pela intolerância entre os personagens “Teimosinho” e “Mandão”em uma encenação leve, divertida e engraçada que nos leva a refletir sobre as relações humanas.Acenografia é simples e utilitária com todos os objetos de cena confeccionados com material reciclável pela artista plástica Sandra Oliveira.

O Grupo

Uma das marcas do Grupo Chama Viva ao longo dos últimos 27 anos tem sido a realização de espetáculos baseados em obras de grandes autores e sintonizado com uma estética apoiada na pesquisa e no aprimoramento dos elementos que compõe a arte teatral. Ruth Rocha é uma das mais importantes escritoras brasileira e a peça Dois idiotas sentados cada qual no seu barril remete o expectador a uma reflexão sobre a intolerância, tema que é explorado com leveza e graça através da atuação clawnesca dos atores Juliano Gomes e Nival Correia. (Ascom do evento)