Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A secretária de Cultura de Palmas, professora Kátia Maia se reuniu nesta terça-feira, 10, pela manhã com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, em Brasília, para convidá-la a participar do 3° Fórum de Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte, além de outros eventos programados para o próximo dia 12 de abril, quando o Teatro Fernanda Montenegro será reinaugurado. O senador João Ribeiro acompanhou a audiência com a ministra da Cultura.

A secretária municipal de Palmas aproveitou o encontro com a ministra e o senador para solicitar novos recursos federais (cerca de R$ 500 mil) para a reforma do cinema, a biblioteca e o Centro de Criatividade do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O senador João Ribeiro, que é membro do Colégio de Líderes da Comissão de Orçamento da União, se comprometeu a acompanhar os projetos de reforma dos equipamentos de cultura de Palmas que segundo a secretária, deverão ser apresentados ao Ministério da Cultura (MinC) ainda neste semestre.

3° Fórum de Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte

O Fórum de Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte reunirá gestores das capitais da Região Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Para, Roraima, Rondônia e Tocantins) para discutir as políticas e necessidades de investimentos federais e privados em Cultura nas capitais da região norte. O encontro contará com a participação dos gestores de cultura da região Norte e de agentes financiadores como a Vale do Rio Doce e o Banco da Amazônia.

O Fórum reunirá gestores de cultura de uma região que corresponde a 49 % do território brasileiro. “A articulação com os demais secretários promoverá um intercâmbio de idéias que seguramente resultará em ideias e ações produtivas para a população de Palmas. Nós que estamos promovendo o evento, seremos os maiores beneficiados" ressaltou a profa Kátia Maia, presidente da Fundação Cultural de Palmas e secretária de Cultura da capital tocantinense.

Programação

Ainda na programação do dia 12 está prevista o lançamento da construção de dois novos equipamentos de cultura: Praça de Esportes e Cultura na quadra 1.103, próximo da Rodoviária, que faz parte do Programa federal Mais Cultura (PAC Cultura); e o Centro de Multiuso de Taquaralto, dentro Programa de Esporte e Cultura do Ministério da Cultura.

A realização da Conferência Municipal de Cultura de Palmas tomará dois dias – de 12 a 14 de abril – e já tem a confirmação do ator Sérgio Mamberti, secretário de Políticas Culturais do MinC entre outras autoridades municipais, estaduais e federais. A ministra Ana de Hollanda confirmará presença somente após consultar sua agenda que na semana do dia 12 prevê ainda um evento em São Bernardo do Campo (SP) e reunião com ministros de cultura do Mercosul. (Assessoria de Imprensa)