Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governo do Tocantins lançou na manhã desta quarta-feira, 11, a Delegacia Virtual. Essa é mais uma ferramenta a serviço da população e um marco para o Estado. Com a nova tecnologia, o cidadão tocantinense pode registrar o Boletim de Ocorrência, via internet, pelo endereço online http://www.ssp.to.gov.br, link Delegacia Virtual, obtendo rapidamente respostas e em alguns casos, como o de perda de documentos, o BO já assinado pelo delegado responsável, podendo ser impresso imediatamente.

Na nova Delegacia o acesso será realizado exclusivamente online e o cidadão poderá registrar, a qualquer hora do dia, boletins de ocorrência advindas do Tocantins, de furto ou perda de documentos, objetos e celulares; denúncia de violência contra a mulher, contra o idoso e o menor; e desaparecimento de pessoas.

A Secretaria Estadual da Segurança Pública apresentou a nova tecnologia, nesta quarta-feira, em solenidade na sede da Secretaria. Na ocasião, o diretor de Sistema de Segurança, Heder Jonh de Jesus Silva, acrescentou que o sistema é bastante intuitivo e foi criado com links de fácil compreensão. Segundo ele, o sistema além de facilitar a vida da população também desafogará as delegacias. “Somente as Delegacias da Região Norte de Palmas recebem em média 30 ocorrências semanais de perda de documentos”, frisou.

De acordo com o delegado titular da Delegacia Virtual, Carlos Roberto Smith, o Tocantins é pioneiro na tecnologia de emissão automática, do registro de furto ou perda de documentos. “O Governo do Tocantins está se adaptando às novas tecnologias e com o diferencial do imediatismo da autenticação da certidão de perda de documento. As demais ocorrências vão ser analisadas e autenticadas com muito carinho e no prazo de 24 horas, no primeiro dia útil subseqüente ao registro”, concluiu o Delegado.

O superintendente de Informática e Telecomunicação da SSP,Vanderlan Coelho Maciel, disse que o Governo só lançou a Delegacia depois que foram tomados todos os cuidados necessários para a segurança dos dados cadastrados no link. “O sistema da nova delegacia já estava pronto desde o fim do ano passado, mas ele só foi liberado depois da contratação do Certificado Digital, assim todos os dados enviados e recebidos são processados com segurança”, garantiu Vanderlan.

O secretário Executivo da SSP, Fernando Ubaldo, na ocasião representando o Secretário da Segurança Pública, João Fonseca Coelho, frisou que a implantação da nova Delegacia atende aos anseios do Governo do Estado, que é facilitar cada vez mais a vida do cidadão. “Utilizando essa ferramenta tecnológica qualquer pessoa poderá registrar, da comodidade de sua residência ou de qualquer lugar que tenha acesso à internet, um boletim de ocorrência. Acreditamos que o cidadão comum não terá dificuldade para manusear o sistema”, disse Ubaldo.

O delegadoJosé Rerisson Macedo Gomes, diretor da Polícia do Interior, foi o primeiro cidadão a registrar um boletim de ocorrência pelo novo sistema. “Perdi minha identidade há quase um ano, mas em razão da correria do dia a dia, não tinha tido tempo para ir registrar a ocorrência em uma delegacia. Aproveitei o lançamento do sistema e em minutos registrei o boletim. Foi tudo bem rápido e prático. O documento já saiu autenticado e no mesmo instante recebi via e-mail o número do protocolo”, contou Rerisson.