Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) vai empossar às 16 horas desta quinta-feira, 12, o novo secretário de Agricultura e Desenvolvimento rural que vai substituir Joel Borges do PMDB que deixou a pasta para tentar uma vaga na Câmara de Palmas.

O gestor deve empossar ainda o novo diretor ou diretora do Banco do Povo e o novo superintendente municipal do Trabalho e Emprego. Não há confirmação de Raul vai anunciar o novo secretário de Articulação Metropolitana que vai substituir Tibúcio Tolentino (PTN).

José Alberto Guimarães (Gordo do PDT) e Vânia Luzia Vidal (PR) também deixaram a gestão com o intuito de lançar candidatura na disputa por uma das 19 vagas na Câmara.

Tomaram posse Marcilon Martins dos Santos no Banco do Povo, Israel de Oliveira Souza na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Pedro Alves Corrêa Neto na Secretaria de Articulação Metropolitana, e Sueli Santos de Souza Aguiar na Superintendência de Trabalho e Emprego.

Confira quem são os secretários:

Sueli Santos Souza Aguiar - Superintendente de Trabalho e Emprego
Natural de Minas Gerais, mas vivendo no Tocantins desde os primeiros anos de vida, Sueli Santos Souza Aguiar é graduada em Direito pela Universidade Unirg, de Gurupi, com especialização em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Já atuou na área técnica do Direito do Consumidor na unidade do Procon em Gurupi, entre os anos de 2003 e 2004, e desde de 2005 compõe a equipe da Prefeitura de Palmas. Nos últimos anos esteve na equipe técnica da Superintendência de Trabalho e Emprego.

Israel de Oliveira Souza - Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural
O maranhense, Israel de Oliveira Souza, é bacharel em teologia pelo Centro – Oeste de Formação Teológica, com ênfase em administração. Mas esteve sempre voltado ao trabalho de associativismo. Foi presidente da Associação Beneficente de Apoio a Criança e Adolescente do Tocantins (ABACRI), e também atuou como líder religioso. Exerce o serviço público na Prefeitura de Palmas há quatro, sendo dois deles como gerente financeiro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e os demais como Diretor de Desenvolvimento Rural na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, onde realizou trabalho voltado ao atendimento das associações rurais da Capital. Também é produtor rural.

Pedro Alves Corrêa Neto – Secretário Municipal de Articulação Metropolitana
Com 37 anos e casado, Pedro Alves Corrêa Neto é bacharel em Economia pela Universidade Católica de Brasília e especialista em Gestão de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas, e em Formação de Executivos, pela Fundação Dom Cabral. Atuou no sistema SEBRAE por 12 anos, tendo gerenciado a Unidade Regional Centro, a Unidade de Articulação e Conhecimento e a Unidade de Gestão Estratégica. Na área de projetos, desenvolveu trabalhos na área de indústria, comércio e agronegócios. Possui experiência em elaboração de planos de captação de recursos, planos de desenvolvimento empresariais, intermediação de propostas de desenvolvimento industrial, coordenação na elaboração de projetos de concepção de plataformas de ensino a distância e empreendedorismo.

Marcilon Martins dos Santos – Superintendente do Banco do Povo
É tocantinense de Xambioá, no extremo norte do Estado, casado e pai de dois filhos. É Técnico Agropecuário, formado pela Escola Agrotécnica Federal de Araguatins e graduado em Normal Superior pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), também por esta universidade se especializou em Gestão Pública (2007) e Políticas Públicas (2010). Participou ativamente do movimento estudantil, quando foi vice-presidente da União Estadual dos Estudantes do Tocantins (UEE) e presidente do Diretório Acadêmico da Unitins. Idealizou e coordenou o Projeto Estudante 10 Fome Zero, elogiado pela Organização das Nações Unidas na Expo-Fome Zero, em São Paulo – SP, em 2004. Foi fiscal do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). É servidor municipal desde 2005, quando atuou na implementação do Departamento Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Professor efetivo da rede municipal de ensino de Palmas, foi diretor da Escola Municipal Maria Júlia, e também chefe de gabinete das secretarias Municipal de Governo e de Desenvolvimento Social.