Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins realiza no dia 13 de abril, sexta-feira, o 3° Seminário Estadual de Conservação do Solo, que acontecerá no auditório da FAET – Federação da Agricultura do Estado do Tocantins, das 8h ás 17h30. O encontro marca as comemorações alusivas ao Dia Nacional de Conservação do Solo, celebrado no dia 15 de abril,e está sendo realizado em parceria com a Superintendência Federal da Agricultura, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Embrapa.

De acordo com a engenheira agrícola do Ruraltins, Amanda Oliveira, uma das coordenadoras do evento, todos os técnicos da área dos diversos órgãos e instituição que trabalham com o solo podem participar, pois além de trocar experiências vão conferir palestras com pesquisadores da Embrapa, profissionais do Ruraltins e doutores da Faculdade Católica do Tocantins.

“O objetivo do seminárioé trazer alternativas viáveis de produção que visem a sustentabilidade e a preservação do solo, que é a base de toda a vida. O solo precisa ser muito bem cuidado tanto na área produtiva,quanto na ambiental, uma vez que nossa preocupação também é trabalhar a preservação das APPs (Áreas de Preservação Permanentes) e as matas ciliares”, disse a engenheira.

O 3° Seminário Estadual de Conservação do Solo deve receber cerca de 200 profissionais.

15 de abril

O Dia Nacional de Conservação do Solo foi escolhido em homenagem a um baluarte do conservacionismo internacional, e se refere ao nascimento de Hugh Hammond Bennett , considerado o pai da conservação de solos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos dos Estados Unidos.

Programação

MANHÃ

8h – Inscrições

8h30 – Abertura Oficial

9h15 – Dia Nacional da Conservação do Solo: A agricultura desenvolvida no Brasil é conservacionista? (Dr. José Eloir Denardin –Embrapa Trigo)

10h15 – Intervalo

10h45 – Manejo e Conservação do Solo contextualizando Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – ABC (Dr. José Eloir Denardin - Embrapa Trigo )

11h45 – Debate

TARDE

14h – Classificação do Solo (Junior Cesar - Avanzi Embrapa Pesca e Aquicultura)

15h - Crescente Fértil. Um Movimento para Conservação do Solo do Tocantins (Roberto Sahium – RURALTINS)

16h – Intervalo

16h30 – Práticas Conservacionistas do Solo Aplicáveis ao Estado

do Tocantins (Dr. Cid Tacaoca Muraishi –FACTO)

17h30 – Encerramento e entrega de certificados.

(Ascom Ruraltins)