Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Até o momento, o Sistema Registros de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) contabilizou a realização de 10 pesquisas para as eleições municipais no Tocantins. No entanto, este número pode aumentar, pois já consta no sistema o registro de pelo menos 86 empresas aptas a atuarem no estado.

Foram realizadas Pesquisas Eleitorais nos municípios de Nova Rosalândia, Fátima, Monte Santo, Divinópolis, Araguacema, Palmas, Caseara, Lagoa da Confusão e Pedro Afonso.

Sistema

O Sistema de Pesquisa Eleitoral, em funcionamento desde o dia 1 de janeiro de 2012, foi desenvolvido com propósito de dar maior celeridade aos procedimentos de registro de pesquisas eleitorais, sendo realizado totalmente pela internet no sítio http://www.tre-to.jus.br.

Lembrando que, para o registro deste tipo de pesquisa é obrigatória a utilização do PesqEle, conforme estabelecido pelo TSE (Resolução nº 23.364/2011). Os registros de pesquisas são feitos apenas através dos sítios dos Tribunais Eleitorais e os resultados divulgados ao público nas páginas dos Tribunais Regionais durante o período de 30 dias.

Já o Tribunal não realiza qualquer análise qualitativa quanto ao conteúdo das pesquisas. A finalidade do registro é apenas dar publicidade as informações e, com isso, permitir a ação fiscalizadora das agremiações político-partidárias, dos candidatos e do Ministério Público Eleitoral. (Ascom TRE-TO)